Como Shang-Chi impactou de vez a indústria do cinema?

O impacto de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis em Hollywood é benéfico e importante. O filme reforça o argumento de que produções de alto conceito com um elenco etnicamente diverso podem ter tanto sucesso quanto aqueles que não exploram a diversidade.

Aqui estão os motivos pelos quais o filme é impactante para a indústria do cinema.

Sem romance desnecessário

Uma das coisas mais bonitas do filme foi a amizade entre o protagonista e Katy. Em qualquer outro filme, o protagonista masculino e feminino teriam se tornado um casal no final, fizesse sentido ou não.

Escolher evitar – ou talvez atrasar – o namoro de Shang-Chi e Katy pode inspirar outros filmes a apresentarem amizades entre homens e mulheres sem um tom romântico, evitando pares estranhos que desviem o foco da história.

Simu Liu em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)
Simu Liu em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)

Quebra estereótipos

Existe uma lista de estereótipos prejudiciais, como a fetichização de mulheres asiáticas. Normalmente, os filmes que apresentam uma mulher asiática a apresentam como um objeto bidimensional de desejo para o protagonista branco.

Shang-Chi evitou usar esse clichê, explorando muito mais as personalidades e realizações das mulheres do que os seus corpos e beleza física.

Cria oportunidades para atores asiáticos.

Desde que o MCU se tornou um sucesso financeiro, não há nenhum outro estúdio de cinema por aí que não esteja planejando seu próprio universo cinematográfico.

A regra se aplica ao elenco também. Agora que Shang-Chi é um sucesso, Simu Liu, o ator que deu vida ao protagonista, também está em alta, o que significa que os estúdios poderão começar abrir mais as portas para atores asiáticos.

Tony Leung e Fala Chen em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)
Tony Leung e Fala Chen em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Reprodução / Marvel)

Subverte a ideia de que homens asiáticos são fracos

Outro estereótipo prejudicial em filmes é o do homem asiático sem masculinidade.

Por décadas, Hollywood apresentou os homens asiáticos pouco atraentes ou pouco masculinos. Shang-Chi é um dos raros exemplos de um líder asiático que pode ser cativante, equilibrado e desejável. Embora ele não tenha um interesse amoroso adequado no filme, ele nunca deixa de ser visto de maneira masculina.

Shang-Chi
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Divulgação / Marvel Studios)

Inspira Jovens Cineastas Asiáticos

Quando um filme faz tanto sucesso, significa que alcançou muitas pessoas, inclusive os jovens asiáticos, que se viram representados.

Muito parecido com Trevor no filme, isso poderia inspirá-los a seguir os passos da equipe criativa e entrar na indústria cinematográfica.

Se um Shang-Chi já é bem legal, imagina ter várias vozes asiáticas compartilhando suas histórias em gêneros diferentes nos cinemas ao redor do mundo?

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›