Como seria Hercules se o filme fosse realmente baseado na Mitologia Grega

Hércules é uma das animações clássicas da Disney que conta a história do personagem homônimo que deseja provar a se mesmo como um herói a fim de ter o direito de se reunir com sua família no Olimpo. Sendo assim, o filme é vagamente baseado na mitologia grega, principalmente no mito de Hércules.

Entretanto, se o filme tivesse sido fiel à mitologia no qual se baseia, muitas coisas seriam diferentes: Phil seria um centauro, Hades não seria o vilão e o filme teria um título diferente. Veja:

Hera seria a verdadeira vilã

No filme, Hera é a mãe amorosa e cuidadosa de Hércules. Isso, porém, está completamente distante da verdade, já que, no mito original, Hera é a maior adversária de Hércules.

Ela sempre ficava furiosa com toda a infidelidade de Zeus e muitas vezes se vingava de seus filhos meio mortais, incluindo Hércules. Por isso, ela seria a vilã, não Hades.

Hades e Zeus (Reprodução)
Hades e Zeus em Hércules (Reprodução)

Hades seria ofuscado por seu cachorro

Então, se Hera fosse a vilã, em que posição estaria Hades? Ao contrário da forma como foi retratado no filme, com seu jeito falante e esquentado, na mitologia, Hades é um ser muito mais passivo.

Se o filme fosse feito de maneira mitologicamente precisa, Hades só apareceria no momento em que Hércules precisasse capturar seu cão de três cabeças, Cerberus. Com isso, o cão acabaria tendo muito mais tempo de tela que o próprio Hades.

Hades em Hércules (Reprodução)

A mãe adotiva de Hércules seria sua verdadeira mãe

Na mitologia, Zeus era famoso por seduzir mortais. Uma desses mortais foi Alcmena, a quem Zeus se aproximou disfarçado de seu marido, e o resultado foi que ela ficou grávida de Hércules.

Como não seria legal colocar uma cena de adultério em um filme que seria assistido por crianças, a história foi adaptada e Hércules foi encontrado por Alcmena, que o adotou.

Não haveria Pégaso

Todos os protagonistas da Disney precisam de um parceiro adorável, e o parceiro de Hércules era Pégaso, o cavalo alado. Criado como um presente de Zeus, o cavalo permaneceu um ajudante leal e prestativo de Hércules ao longo do filme e estava sempre disponível para ajudá-lo na batalha. O cavalo, porém, nem mesmo é mencionado no mito de Hércules, ou seja, ele nem existe!

O filme não seria chamado de ‘Hércules’

Se o filme fosse mitologicamente preciso, nem mesmo seria chamado de Hércules. Apesar de o filme ser baseado e apresentar a mitologia grega, Hércules é uma versão de seu nome romano.

Assim, o nome grego que daria título ao filme deveria ser Heracles. Embora Heracles seja o nome original, Hércules se tornou mais popularmente usado e reconhecido pela arte e literatura ocidentais durante vários séculos.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›