Comemore o aniversário de Harry Potter e veja estas curiosidades sobre os filmes

Julho é o mês do aniversário do bruxinho

publicidade

O mês de julho é especial para os fãs de Harry Potter, pois se comemora o aniversário do bruxinho que salvou tanto o mundo mágico quanto o mundo dos trouxas das forças das trevas.

Por isso, vale a pena recordar algumas das curiosidades mais interessantes sobre a saga de livros e filmes que atravessou gerações desde que foi lançada.

publicidade

Muitas pessoas não sabem, mas O Menino Que Sobreviveu compartilha a mesma data de aniversário que sua criadora, J. K. Rowling.

Os dois fazem aniversário no dia 31 de julho. Ela, porém, nasceu em 1965; já ele, veio ao mundo em 1980 e vai completar 42 anos neste ano, graças ao amor de sua mãe, que o salvou do vilão Voldemort.

Hermione (Emma Watson), Harry (Dan Radcliffe) e Rony (Rupert Grint) em cena de Harry Potter
Hermione (Emma Watson), Harry (Dan Radcliffe) e Rony (Rupert Grint) em cena de Harry Potter (Reprodução)

Como a história foi escrita

A autora teve a ideia de escrever a história enquanto ela esperava um trem que a levaria de Manchester a Londres. O trem estava atrasado, mas, ao invés de se irritar, ela usou o momento para criar.

publicidade

Durante a viagem, Rowling imaginou as crianças numa viagem de trem em direção à escola de Magia e Bruxaria, e começou a escrever os primeiros argumentos do que viria a ser a história que todos conhecem hoje.

Apesar dos acontecimentos principais da trama se desenrolarem em Londres, a grande inspiração para a criação do castelo de Hogwarts foi a cidade de Edimburgo, capital da Escócia.

publicidade

K. Rowling estava morando na cidade escocesa quando escreveu boa parte da história, mais especificamente em um local chamado The Elephant House,

Outra curiosidade é que, apesar de ser conhecido atualmente como ‘The Birth Place of Harry Potter’ (‘O Local que Harry Potter Nasceu’, em tradução livre), nenhuma cena dos filmes foi gravada por lá.

Dobby é libertado em Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)
Dobby é libertado em Harry Potter e a Câmara Secreta (Reprodução)

Por falar na produção dos filmes, também existem várias curiosidades sobre eles

publicidade

Uma das principais exigências de Rowling para a adaptação cinematográfica foi que apenas atores britânicos pudessem interpretar os personagens a fim de respeitar os detalhes da história.

No processo de gravações do terceiro filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o diretor Alfonso Cuarón pediu ao trio Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint que escrevessem sobre seus personagens sob o ponto de vista deles.

O curioso é que o resultado foi exatamente o esperado pelo diretor: Daniel escreveu uma página, Emma entregou 10 páginas escritas e Rupert não entregou nada, justificando: “eu não fiz o meu, porque eu não achei que Ron faria.”

publicidade
Harry Potter e as Relíquias da Morte (Reprodução)

Uma surpresa de verdade

Durante as gravações do primeiro filme, Harry Potter e a Pedra Filosofal, o trio de protagonistas ainda não conhecia a sala de jantar de Hogwarts. Ou seja, todas as expressões de surpresa que os atores fizeram na cena foram verdadeiras.

Ao todo, a saga tem oito filmes, lançados em um período de 10 anos e foram dirigidos por Chris Colombus, Alfonso Cuarón, Mike Newell e David Yates.

publicidade

Você pode assisti-los na HBO Max.

A ordem correta para acompanhar a história é Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›