Com O Esquadrão Suicida chegando, entenda os novos direcionamentos do DCEU

O Universo Estendido da DC demorou um tempo para encontrar seu equilíbrio já que o modelo definido por Homem de Aço na primeira apresentação da franquia é bem diferente de como as coisas estão acontecendo agora, e Esquadrão Suicida, de 2016, é, provavelmente, a maior indicação de como as coisas se modificaram e tomaram outra direção.

Agora que o novo filme O Esquadrão Suicida, de James Gunn, está prestes a estrear, vale a pena entender quais foram as principais mudanças que aconteceram no DCEU.

Arlequina e Mulher-Maravilha se tornaram as principais protagonistas

Embora tudo tenha começado com a cara do Superman na liderança, a evolução do processo foi diferente, e a Arlequina e Diana conquistaram espaço.

Arlequina liderou dois grandes sucessos, Aves de Rapina e Esquadrão Suicida, enquanto que a Mulher-Maravilha será a primeira heroína a receber um trilogia e ainda foi colocada como a líder da Liga da Justiça.

Trailer da HBO Max sobre trilogia do DCEU dá adeus a possibilidade de restaurar o SnyderVerse (Reprodução)

A comédia se tornou um aspecto vital

Hoje em dia, o DCEU tomou um ritmo muito diferente daquele retratado pelo estilo de direção de Zack Snyder em Homem de Aço, deixando o tom sério de lado e apostando em momentos mais cômicos, inclusive com atores conhecidos pela sua atuação na comédia como Zachary Levi e John Cena.

Assim, filmes como Esquadrão Suicida e Shazam! enfatizaram a comédia ao mesmo tempo em que filmes de tom ainda mais sério como Mulher-Maravilha também trataram de incluir algum tipo de humor entre uma cena e outra.

Os poderes dos personagens não são o foco principal

O primeiro filme trouxe o Superman, que é um personagem extremamente poderoso, entretanto, essas habilidades têm sido minimizadas ao longo dos anos, dando destaque para outros temas, como a importância da família, dos amigos e do trabalho em equipe.

Essa mudança ficou bem clara em Mulher-Maravilha 1984, quando o ponto principal da trama era ver Diana renunciando aos seus poderes para descobrir seu valor próprio.

Cena de Esquadrão Suicida (Reprodução)
Cena de Esquadrão Suicida (Reprodução)

Os filmes são lançados em intervalos frequentes

Ao contrário dos dois primeiros filmes, Homem de Aço e Batman vs. Superman, que tiveram 3 anos de intervalo entre um e outro, o DCEU adotou a prática de lançar frequentemente novas produções a fim de manter o interesse do público pelos seus filmes.

Existem duas continuidades agora

A continuidade do Homem de Aço é aquela que está ligada ao enredo do filme de Superman potencialmente se tornar mal e parece ter sido interrompido pela Liga da Justiça de Zack Snyder. Zack Snyder pretendia que um enredo abrangente continuasse em vários filmes até que a versão de Joss Whedon de Liga da Justiça mudou isso.

Com o lançamento da versão de Snyder, existem duas continuidades possíveis. O DCEU mudou sua direção para seguir o enredo de Whedon, que  desconsidera a ameaça dos kryptonianos e Darkseid, e o futuro é, em vez disso, construído por meio de histórias separadas de cada filme de super-herói.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›