O filme A Múmia (1999) teve vários momentos intensos durante sua execução, mas a cena inicial, que ocorre na biblioteca, foi a mais complicada e mais exigiu cuidado da equipe na hora das filmagens.
O público deve se lembrar que, logo no início, a protagonista Evelyn Charnahan aparece na biblioteca onde trabalhava. É ela quem recebe o mapa egípcio antigo das mãos de seu irmão Jonathan e dá início a toda a aventura que os leva até a tumba amaldiçoada de Imhotep.
Quando Evelyn aparece pela primeira vez, ela está se equilibrando em cima de uma escada enquanto faz uma catalogação de livros e os colocando em seus devidos lugares nas estantes da biblioteca.
É aí que ela precisa se mover em direção a uma prateleira que está fora de alcance e acaba perdendo o equilíbrio na escada.
Evie cai, derrubando a estante em que estava trabalhando no processo. Ao fazer isso, ela consegue derrubar todas as estantes da sala em um efeito dominó, bem a tempo de seu chefe, Dr. Bey, entrar e ver todo o desastre.
A cena funcionou para alguns propósitos no filme, sendo um deles mostrar ao público o lado mais alegre de A Múmia, que se equilibra com seus momentos de terror.
No entanto, ao mesmo tempo em que ela passa muito rápido na edição final, filmá-la não foi uma tarefa tão rápida e tão fácil assim.
Para conseguir fazer, tudo no set teve que ser montado de maneira bem precisa para garantir que o efeito de dominó da estante desse certo na primeira tentativa.
Isso porque se não tivesse sido feito corretamente, seria necessário mais um dia inteiro para conseguir montar tudo de novo para filmar mais uma vez.
Isso, juntamente com a adição de várias partes móveis além das próprias prateleiras, foi o que tornou a cena uma das mais desafiadoras do filme.

Como foi possível fazer a cena, então?
Uma vez que a personagem derruba todas as prateleiras, a cena foi filmada em uma tomada contínua ao redor da atriz enquanto as prateleiras caíam.
Assim, a tomada precisava ser feita usando um único equipamento de câmera de 360 graus após a ação para que nenhum outro elemento do estúdio aparecesse nas filmagens.
Para complicar as coisas ainda mais, foram necessários 12.000 livros que foram cuidadosamente organizados e deixados nas prateleiras somente para caírem quando a hora chegasse.
Além disso, tudo teve que ser muito bem ensaiado e estruturado, e a atriz Rachel Weisz sabia que não poderia errar e precisaria atuar perfeitamente. Felizmente, no final, deu tudo certo.
Assista à cena abaixo:
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Um Psicólogo que estuda Medicina, ensina inglês, toca piano, ama escrever e tem um gato. Atuo como redator especializado em assuntos da cultura pop como filmes, séries de TV e streaming, animes e variedades relacionadas.