Batman vs. Superman: A Origem da Justiça | Por que filme é tão controverso?

publicidade

Batman vs. Superman: A Origem da Justiça ainda é um dos filmes mais debatidos de todos os tempos, mantendo sua controvérsia mesmo 6 anos depois de seu lançamento. Mas o que será que deu de tão errado com o filme (ou com a forma como o público o vê)?

Zack Snyder desconstruiu Batman e Superman

Do ponto de vista do diretor Zack Snyder, determinados ícones culturais massivos como Batman e Superman não são ícones por acaso. Ou seja, para ele, existem certos elementos que fazem o Superman e o Batman serem quem são e como são.

publicidade

Ou seja, o Superman representa um símbolo de esperança enquanto o Batman representa um verdadeiro símbolo de justiça, entretanto, o filme desconstrói esses atributos e deixa o questionamento sobre o que deveria ser feito para reconstruí-los mais uma vez.

O próprio filme responde a essa pergunta levando em conta a perda e o medo de Batman de se sentir impotente, um medo que faz parte de sua vida desde a infância quando seus pais foram assassinados na sua frente.

Por outro lado, o enredo também mostra o desejo do Superman de salvar a todos, mesmo quando o mundo o rejeita.

Ben Affleck como Batman em Batman vs. Superman A Origem da Justiça
Ben Affleck como Batman em Batman vs. Superman A Origem da Justiça (Divlgação)
publicidade

O conflito então se estabelece quando o Superman não consegue ser o símbolo de esperança que o público espera, e o Batman se torna um verdadeiro motor de destruição movido à raiva e convencido de que a eliminação do que ele acredita ser uma ameaça – o próprio Superman – é justificável a qualquer custo.

O conflito entre os dois atinge o ápice e começa a se dissipar quando ambos descobrem que suas mães compartilham o mesmo nome – Martha – o que desconecta Batman de sua raiva e ele percebe que se tornou exatamente o tipo de assassino que ele tanto queria parar.

publicidade

Da mesma forma, o Superman, apesar de se sentir rejeitado por grande parte do mundo, dá sua vida para salvá-lo, se tornando um farol de esperança que une as pessoas, incluindo o Batman e, consequentemente, a Liga da Justiça.

Batman vs Superman
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (Reprodução)

Mas qual seria o problema, então?

Se, por um lado, o público não conseguiu compreender as implicações políticas e todas as questões mais profundas tratadas no filme, por outro, a continuação da história, em Liga da Justiça de Zack Snyder, demorou muito para acontecer.

publicidade

Isso privou a audiência da prova que precisava de que havia uma razão por trás de todo o conflito entre esses dois grande super-heróis e que eles precisavam passar por tudo isso para, finalmente alcançarem as caracterizações icônicas pelas quais são conhecidos há décadas nas histórias clássicas dos quadrinhos.

Sendo assim, agora que a trilogia está completa, vale a pena rever os filmes e tentar compreender as motivações do diretor ao contar essa história.

Todos os filmes estão disponíveis na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›