Barbie encerra a discussão sobre brinquedos e gênero

Filme veio para acabar com discurso antiquado e heteronormativo

Barbie é um dos filmes mais aguardados do anos, e deve reascender a antiga discussão sobre brinquedos e gênero, onde que é um brinquedo de menina e o que é um brinquedo de menino.

Em uma entrevista para para o Screen Rant, Simu Liu, que interpreta um dos vários Kens do filme Barbie, discutiu como a famosa linha de brinquedos da Mattel o influenciou enquanto crescia.

“Eu realmente não tive um relacionamento com a Barbie no passado, sabe? Não sei sobre você, mas cresci em uma sociedade onde as normas tradicionais de gênero eram fortemente aplicadas e eram bastante prevalentes”.

“[Nós] éramos ensinados desde muito jovem: ‘Os meninos não brincam com isso e os meninos não usam rosa’. As cores passaram a ter gênero; os brinquedos tornaram-se de gênero – todas essas regras foram impostas a nós. E assim, Barbie não era meu brinquedo. Isso é, tipo, do outro time”.

O último prego no caixão

Simu Liu no filme Barbie
Simu Liu no filme Barbie (Warner Bros. Pictures)

Simu Liu explicou que se sentiu atraído pelo filme pela forma significativa que aborda brinquedos e gênero, e sentiu que forma que a diretora Greta Gerwig lida com o assunto encerra um discurso antiquado do público heteronormativo.

“Estou muito feliz por este filme existir, porque realmente acho que ele apenas coloca o último prego no caixão dessa ideia muito heteronormativa do que é gênero e o que é ou não de gênero. Como você pode fazer uma cor com gênero, sabe? Ao longo deste filme, eu vi, estive por aí, usei e brinquei com mais rosa do que jamais pensei ser possível”.

“E foi tão bom – é tão bom ser livre para se expressar de todas as maneiras que você sente que quer. Não para sentir, porque algo é atribuído a um certo gênero ou uma certa ideia, você também não pode fazer isso. Isso é, eu acho, o que realmente me impressionou em fazer parte deste filme. Isso é o que está envolvido na minha compreensão da Barbie e o que ela é, e o que espero que o público obtenha quando assistir ao filme”.

Barbie está em exibição nos cinemas. Na trama, a famosa boneca está em um crise existência e vai para o mundo real encontrar a verdadeira felicidade.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›