Astro de Star Wars comenta negativa de Idris Elba em ser um ‘ator preto’

Ator disse que sempre atores pretos precisam se adaptar ao que os papeis querem e não o contrário

Os comentários de Idris Elba sobre não querer mais ser taxado como ‘ator preto’ continuam reverberando na internet e John Boyega deu seu pitaco no assunto.

O ator, que é famoso por ter interpretado Finn em Star Wars, usou sua conta oficial do Twitter para comentar a notícia. Ele escreveu sua opinião citando a mensagem de uma mulher preta.

“Ele não está errado [rindo demais disso]. Muitos atores pretos e não-brancos em geral tem mencionado como sempre os chamam para papeis estereotípicos por causa da raça deles”, disse a usuária da rede social. John respndeu:

Eu acho que nós deveríamos nos fixar nas pessoas que escalam atores sempre para o mesmo tipo de papel e que colocam atores em caixinhas por causa disso, e não em fazer ajustes estranhos para eles. Nós continuamente focamos no que nós temos que fazer para que eles não façam isso ou aquilo. Isso é bem preocupante. Nós somos PRETOS e é isso.”

Depois da notícia viralizar, muitas pessoas reagiram mal ao que Idris disse. Algumas pessoas pretas acusam o ator de estar ‘renunciando à sua negritude’.

Idris Elba disse que rejeita o rótulo pois não quer papeis feitos apenas para homens pretos: ‘Não se define trabalho por raça’

A polêmica começou depois de uma recente entrevista de Idris, onde ele disse que atores pretos são sempre escolhidos para papeis específicos para pretos, e que ele rejeitava o rótulo de ‘ator preto’ para que não se limite a estes trabalhos:

“Eu parei de me descrever como um ator preto quando me dei conta de que isso me colocava dentro de uma caixinha. […] Conforme você vai se tornando mais bem-sucedido, as pessoas começam a te perguntar como é ser a primeira pessoa preta fazer isso ou aquilo. Bem, é a mesma coisa que seria se eu fosse branco, é a primeira vez pra mim. Eu não quero ser o primeiro preto. Eu quero ser o primeiro Idris.”

Idris Elba como Dr. Nate Samuels em A Fera (Reprodução)
Idris Elba como Dr. Nate Samuels em A Fera (Reprodução)

Depois das críticas, o ator usou suas redes sociais para reafirmar o que disse e deixar claro que não estava dizendo que não era um homem preto. Em vez disso, ele estava apenas dizendo que não se limitava à cor de sua pele:

“Não existe alma nesse mundo que possa questionar o fato de eu me considerar um HOMEM PRETO ou não. Ser um ‘ator’ é uma profissão, como é ser um ‘arquiteto’, e eles se definem por sua raça. No entanto, se VOCÊ define seu trabalho com sua raça, isso é escolha sua. É mentira?”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›