Astro de Friends perde a luta contra o câncer

Conhecido como Gunther, de Friends, James Michael Tyler, faleceu na manhã deste domingo, 24 de setembro, aos 59 anos, em sua casa em Los Angeles, nos Estados Unidos, após perder a luta contra um câncer de próstata estágio 4.

A morte do ator, que deu vida ao gerente da cafeteria Central Perk (local favorito dos seis amigos) apaixonado por Rachel, foi noticiada pelo site americano TMZ, que divulgou um comunicado emitido pela família lamentando a perda do amado sétimo Friend.

“O mundo o conhecia como Gunther (o sétimo ‘Amigo’), da série de sucesso Friends, mas os entes queridos de Michael o conheciam como ator, músico, defensor da conscientização do câncer e marido amoroso. Michael amava música ao vivo, torcendo por seus Clemson Tigers, e muitas vezes se encontrava em aventuras divertidas e não planejadas. Se você o conheceu uma vez, você fez um amigo para a vida”, a família escreveu.

Detentora dos direitos de Friends, a Warner Bros lamentou a perda do intérprete de Gunther, por meio de uma publicação na conta oficial da série no Twitter.

“A Warner Bros. Television lamenta a perda de James Michael Tyler, um ator amado e parte integrante de nossa família FRIENDS. Nossos pensamentos estão com sua família, amigos, colegas e fãs”, dizia a legenda de uma foto do astro personificado como Gunther no Central Perk.

Três anos de luta

Apesar de conviver com a doença há três anos, foi só neste ano, após sua participação por vídeo no especial Friends: The Reunion, da HBO Max, que Tyler revelou para o mundo sua luta contra o câncer de próstata.

Durante uma entrevista ao programa televisivo americano Today, o ator falou sobre seu diagnóstico de câncer e a decisão de participar da reunião da série, mas não citar seu problema de saúde para não criar um clima pesado.

“Eu queria fazer parte disso, e inicialmente eu ia estar no palco, pelo menos, com eles, e poder participar de todas as festividades. Foi agridoce, honestamente. Fiquei muito feliz por ser incluído. Foi minha decisão não fazer parte disso fisicamente e fazer uma aparição no Zoom, basicamente, porque eu não queria derrubar isso, sabe? … Eu não queria ser como: Oh, e a propósito, Gunther tem câncer”, ele contou.

Na sequência ele falou abertamente sobre a gravidade de seu quadro de saúde e como ele vinha convivendo com a doença já fazia três anos.

“Fui diagnosticado com câncer de próstata avançado, que se espalhou para os meus ossos. Tenho lidado com esse diagnóstico nos últimos três anos. É o estágio 4 agora. Câncer em estágio avançado. Então, eventualmente, você sabe, ele provavelmente vai me pegar”, ele disse.

O astro ainda contou como foi o momento da descoberta da doença.

“Eu tinha 56 anos na época, e eles pediram para fazer um PSA, que é antígeno específico da próstata. Isso voltou em um número extraordinariamente alto. Então eu soube imediatamente quando entrei na internet e vi os resultados do meu exame de sangue que havia obviamente algo muito errado lá. Quase imediatamente, meu médico me ligou e disse: Ei, eu preciso que você venha amanhã porque eu suspeito que você pode ter um problema muito sério com sua próstata”, ele relembrou.

Após revelar ao mundo seu diagnóstico ele fez questão de exaltar a necessidade dos homens fazerem exames preventivos para não chegarem a mesma situação dele, que acabou descobrindo tarde demais.

“Há outras opções disponíveis para os homens se eles pegarem num estágio antes de mim. Da próxima vez que você for apenas para um exame básico ou seu check-up anual, por favor, peça ao seu médico para um teste de PSA. É facilmente detectável. Se ela se espalha além da próstata para os ossos, o que é mais prevalente na minha forma, pode ser muito mais difícil de lidar”, ele pediu.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›