Após escândalo racista, livros de Dr. Seuss registram aumento de vendas

Após a notícia que seis livros de autoria de Dr. Seuss serão removidos das livrarias por conteúdo racista, as vendas de algumas publicações aumentaram.

A empresa que administra as publicações do falecido ator, informou em nota que irá interromper a produção e retirar do mercado as obras: And to Think That I Saw It on Mulberry Street, If I Ran the Zoo, McElligot’s Pool, On Beyond Zebra!, Scrambled Eggs Super! e The Cat’s Quizzer.

Segundo a empresa, as obras possuem conteúdo racista e supremacista. Porém, após o anúncio que essas obras seriam descontinuadas, as vendas de outros livros do autor aumentaram.

Três das obras mais conhecidas de Dr. Seuss ,The Cat in The Hat, Oh, The Places You Go e Green Eggs and Ham, rapidamente se esgotaram no estoque da Amazon. Ainda durante essa onda de vendas, colecionadores chegaram a anunciar a venda de alguns livros por até US$ 1000 (mil dólares).

A polêmica com os livros de Dr. Seuss surgiu após um estudo analisar 50 livros do autor, e concluir que 43 dos 45 personagens daquelas obras possuem características de orientalismo e qualidades anti-negras.

As obras The Cat’s Quizzer e If I Ran the Zoo foram citadas como exemplos de livros que valorizavam a supremacia branca.

Dr. Seuss foi um dos mais famosos autores infantis, suas obras se tornaram um sucesso em grande parte do mundo, sendo traduzidas para várias línguas, inclusive o português.

Um de seus livros mais famosos no Brasil é a obra O Gatola da Cartola. Vários de seus livros foram adaptados para desenhos animados e filmes infantis.

Em resposta a polêmica, Lark Grey Dimond-Cates, a enteada do autor declarou:

“Não havia um fio de cabelo racista no corpo daquele homem. Ele estava muito ciente do mundo ao seu redor e se importava muito com as pessoas. Entendemos e apoiamos a decisão de cancelar as vendas, mas não acredito que Theodor tinha intenção de causar constrangimento a qualquer tipo de pessoa.”

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›