A Casa do Dragão | Série poderia ter sido bem diferente

Várias alterações foram feitas em relação aos livros

A primeira temporada de A Casa do Dragão tomou a liberdade de fazer algumas alterações no material de base – os livros escritos por George R. R. Martin.

Um dos maiores desafios foi conseguir inserir em uma única temporada os eventos de quase 30 anos do livro Fogo e Sangue, por isso, alguns artifícios foram utilizados, como saltos no tempo, novos atores em cena e uma série de mudanças.

A profecia de Aegon

A essência da profecia é que um Targaryen deve estar no trono para unir o reino no combate a um inimigo sombrio do Norte. Viserys afirmou que “Este segredo foi passado de rei para herdeiro desde o tempo de Aegon”.

O segredo foi fisicamente preservado através da adaga de aço valiriano, a mesma que Arya mais tarde usaria para matar o Rei Cavaleiro.

Embora isso seja uma alusão aos Caminhantes Brancos de Game of Thrones, é um fato que Aegon não os conhece nos livros.

De todo modo, as motivações de Aegon para conquistar Westeros são completamente diferentes nos livros.

Assim, a adaga funciona tanto como um canal de relevância para a história de Game of Thrones, quanto uma possível ligação com os livros As Crônicas de Gelo e Fogo.

O sonho de Aegon pode aparecer nos próximos romances de Martin, por isso, o showrunner Ryan Condal afirmou que a inserção do sonho na série foi uma ideia do próprio autor.

Ty Tennant com Aegon Targaryen em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Ty Tennant com Aegon Targaryen em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

A Morte Falsa de Laenor

Na série, Rhaenyra e Daemon conspiraram para fingir a morte de Laenor, dando a ele a oportunidade de fugir para Essos com Ser Qarl Correy.

Já nos livros, Laenor é morto em Spicetown pelo próprio Ser Qarl. Essa mudança dá ao personagem uma oportunidade de desenvolvimento futura, dando a entender que a história do personagem ainda não terminou na série.

Ausência de Daeron Targaryen

Outra mudança significativa tem a ver com Daeron. No livro, ele é o quarto filho de Viserys e Alicent e montou a vibrante dragão azul Tessarisobre.

Aparentemente, apesar de não ter aparecido nessa temporada, isso não significa que ele foi esquecido, pois até memo o próprio George Martin abordou sua preocupação com a ausência de Daeron em uma postagem pessoal no seu blog, afirmando que os showrunners não tiveram tempo suficiente para incorporá-lo à primeira temporada.

Rhaenyra (Emma D’Arcy) e Alicent (Olivia Cooke) em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Alicent perdoou Rhaenyra

O fato de Alicent ter perdoado Rhaenyra no programa foi uma forte diferença no retrato da relação entre as duas no livro. No romance, Alicent era muito mais astuta e desejava a morte de Rhaenyra no parto.

Rhaenys no Poço dos Dragões

O episódio nove bateu o recorde de mudanças em relação ao livro. Já no filnal, Rhaenys fez uma grande entrada em seu dragão Meleys – algo que não existe na versão literária.

O confronto de Rhaenys no Dragonpit com Meleys serviu como uma mensagem para Alicent e os verdes como se dissessem “somos melhores que isso”. Rhaenys poderia facilmente ter matado os verdes, mas ela preferiu exibir uma demonstração de pacificismo, pois também sentiu que a guerra civil dos Targaryen não era uma batalha sua.

Rhaenyra Targaryen (Emma D'Arcy) e seu filho Lucerys Velaryon (Elliot Grihault) em A Casa do Dragão
Rhaenyra Targaryen (Emma D’Arcy) e seu filho Lucerys Velaryon (Elliot Grihault) em A Casa do Dragão (Ollie Upton/ HBO)

Morte de Lucerys Velaryon

Uma das mudanças impactantes no final da primeira temporada foi o envolvimento de Aemond Targaryen na morte de Lucerys Velaryon.

Em Fogo e Sangue, Aemond e seu dragão Vhagar matam Lucerys e seu dragão Arrax por vontade própria, mas a série modificou isso.

Lucerys e Aemond, aparentemente, perderam o controle de seus dragões. Arrax provocou Vhagar com fogo de dragão depois de desobedecer a Lucerys, o que levou Vhagar a atacar contra a vontade de de Aemond.

A Casa do Dragão está disponível na HBO Max.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›