A Casa do Dragão: Como Dragões cospem fogo?

Ciência pode explicar como os dragões cospem fogo em Game of Thrones e A Casa do Dragão

A Casa do Dragão reacendeu a paixão do público por dragões. A série acompanha a guerra dentro da família Targaryen para ver quem ficará com o Trono de Ferro e governar Westeros.

A Casa Targaryen é conhecida por domar dragões, e Daenerys é a mais famosa da família por conta de sua história na série Game of Thrones. Na série, Daenerys criou três dragões: Viserion, Rhaegal e Drogon.

Um dos momentos mais esperados quando Khaleesi aparece na série da HBO era ela dizer a palavra “Dracarys“, o comando para que seus dragões cuspirem fogo e torrarem seus inimigos.

Mas como os dragões soltam fogo?

Cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)
Cena de A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

Em muitas culturas, como da China, os dragões são seres mágicos, e em várias outras são apenas grandes répteis cuspidores de fogo, como na mitologia europeia.

Apesar do mundo criado por George R. R. Martin conter magia, os dragões de Game of Thrones e de A Casa do Dragão parecem não utilizar magia para cuspir fogo, ou seja, é algo que fazem biologicamente.

Assim como há uma explicação cientifica para os dragões voarem mesmo sendo enormes, também há uma explicação cientifica sobre como os dragões podem soltar fogo. Confira a seguir.

A capacidade dos dragões cuspirem fogo pode ser relacionado com a biologia do Besouro-Bombardeiro. Como explica o canal YouTube Nerdologia, este inseto se protege expelindo pela parte de trás do abdômen uma mistura fervente de substâncias, entre elas ácidos, aldeídos e fenóis.

Para expelir essa mistura, os Besouros-Bombardeiros utilizam de dois órgãos, um que produz água oxigenada e outro que produz enzimas chamadas catalases e peroxidases. Quando estes compostos se juntam no fim do abdomen, gera um reação muito rápida que faz a água ferver e o oxigênio se expandir, criando uma explosão.

Levando isso para os dragões, e obviamente mostrando como esse gases podem sair pela boca, tudo pode começar com uma reação química que acontece no estômago desses animais.

A fermentação da comida no estômago do dragão pode liberar um “arroto de metano e outros gases”. A glândula salivar do animal poderia secretar água oxigenada junto com a saliva. Por fim, uma glândula de veneno, como as das cobras cuspideira, poderia expelir a catalase que por fim geraria a reação que coloca fogo nessa mistura química. Dracarys!

A série Game of Thrones está disponível no serviço de streaming HBO Max. Novos episódios de A Casa do Dragão são lançados todo domingo às 22h na HBO e HBO Max.

Fonte: Nerdologia

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›