A Casa do Dragão: Como dragões voam mesmo sendo enormes? Ciência explica

Cientista compartilha teoria sobre como os dragões de Game of Thrones conseguem voar mesmo sendo enormes

Dragões sempre estiveram no imaginário da humanidade, seja através de representações de seres mágicos e benevolentes, até criaturas que surgem apenas para fazer caos e destruição.

A série Game of Thrones, e agora A Casa do Dragão, são um sucesso não apenas por suas tramas, mas por ter dragões que são mostrados como partes importantes das histórias.

As duas séries possuem uma visão mais realistas dessas criaturas incríveis. Mas ainda restam dúvidas sobre como seres tão grandes conseguem voar, e no mundo de George R. R. Martin não há a desculpa de que eles voam por mágica.

Uma teoria do fã e cientista Guy Gratton foi trazida de volta por conta de A Casa do Dragão, e ele explica de forma científica como os dragões de GoT conseguem voar.

Gratton explica que no mundo real dragões realmente não poderiam voar, contudo, a física do mundo de Westeros pode ser um pouco diferente do nosso universo.

Ele começa com a estimativa de que os dragões de Daenerys Targaryen pesem por volta de 12.500 kg, e a envergadura da asa deles não suportaria um voo na Terra. Mas Westeros provavelmente tem uma atmosfera mais densa que a nossa, o que possibilita os cuspidores de fogo saírem do chão.

Princesa Rhaenyra Targaryen (Milly Alcock) monta Syrax sobre Kings Landing em A Casa do Dragão (Reprodução / HBO)

A teoria dele indica que essa atmosfera mais densa proporciona mais sustentação com menos energia. E isso não apenas explica como os dragões decolam como também explicam outros feitos dos humanos na série.

“Há evidências empíricas que apoiam isso. Assistindo a alguns episódios de Game of Thrones, você notará que praticamente qualquer pessoa pode pegar uma lança ou espada e lançá-la a distâncias que um arremessador de dardo olímpico teria inveja. Dado que a gravidade parece ser mais ou menos semelhante à nossa, isso sugere que as armas de arremesso estão gerando muito mais sustentação do que na Terra – consistente com uma atmosfera de maior densidade”.

A teoria de Gratton ainda explica o motivo do povo de Westeros serem tão agressivo, e isso está na química da atmosfera daquele mundo.

“Esta mistura de argônio-oxigênio (ou argox) será na verdade moderadamente narcótica quando respirada em altas pressões. Talvez isso possa explicar em parte o comportamento regularmente irracional e totalmente agressivo visto entre muitos cidadãos de Westeros”.

Anteriormente, os showrunners de A Casa do Dragão deram detalhes sobre como os dragões da série foram criados, desde a personalidade até as consequências por crescerem tanto.

Tanto Game of Thrones quanto A Casa do Dragão estão disponíveis no serviço de streaming HBO Max.

Fonte: ComicBook

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›