YouTuber faz deepfake de Star Wars e é contratado pela LucasFilm

Muitos fãs ficaram surpresos coma a aparição de Luke Skywalker no final da segunda temporada de The Mandalorian.

Apesar do personagem se parecer muito com um Mark Hamill jovem, o ator não estava de fato no set. Os créditos deixaram claro isso e que a cena foi feita com um dublê.

Menos de uma semana depois que o episódio estava online, porém, um deepfake de Hamill foi colocado na cena que fez as coisas parecerem um pouco mais naturais, um pouco mais limpas, mais suaves.

Este vídeo rapidamente se tornou viral e aparentemente foi até notado pelos poderosos da Lucasfilm que contrataram o criador para um trabalho.

Segundo o site ComicBook, “Shamook” é o nome do artista deepfake no YouTube e em seu vídeo mais recente, o primeiro em vários meses, ele confirmou seu emprego na ILM/ Lucasfilm, e escreveu:

“Como alguns de vocês já devem saber, entrei na ILM / Lucasfilms há alguns meses e não tive tempo para trabalhar em nenhum novo conteúdo do YouTube. Agora que me acomodei, os envios devem começar a aumentar novamente. Eles ainda serão lentos, mas espero que não com meses de intervalo. Divirta-se!”.

O usuário mais tarde esclareceu em outro comentário no vídeo que seu cargo é “Artista Sênior de Captura Facial”. Confira abaixo um dos trabalhos de Shamook.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

As sequências de The Mandalorian são apenas uma das várias deepfakes com tema de Star Wars que Shamook publicou em seu canal, incluindo Sebastian Stan como o jovem Luke Skywalker, deepfakes de Tarkin e Leia em Rogue One, Harrison Ford em Han Solo e Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi no Star Wars original.

Não está claro até que ponto as habilidades de deepfake de Shamook serão usadas na Lucasfilm, mas dada a frequência com que ele “conserta” parte de seu trabalho, é compreensível por que eles querem seu talento.

Comentários do showrunner

Em uma aparição no Good Morning America, o criador e showrunner de The Mandalorian, Jon Favreau, contou sobre o retorno de Mark Hamill em Star Wars.

“Foi muito complicado porque é muito difícil manter um segredo hoje em dia, especialmente com Star Wars, porque as pessoas estão muito curiosas sobre isso. Tem tanta gente envolvida no processo, com efeitos visuais terminando, fazendo, filmando, os estúdios, tudo”.

Favreau ainda disse que a Industrial Light & Magic utilizou “qualquer tecnologia que tínhamos disponível para rejuvenescer [Hamill] e tentar torná-lo tão parecido com o que fazia nos filmes antigos”.

The Mandalorian retornará para um terceira temporada.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›