Will Smith quase não foi escalado para Independence Day por ser negro

O filme Independence Day se tornou um sucesso logo que estreou em 1996, e catapultou a carreira de Will Smith ao estrelato. No longa, ele viveu o piloto Steven Hiller, um dos protagonistas, porém ele quase não foi escalado para o filme somente por ser negro.

Quem contou isso foram o diretor Roland Emmerich, e o roteirista Dean Devlin, alegando que a 20th Century Fox, estúdio que produziu o longa, rejeitou a presença de Will quando o nome dele foi citado.

Como o filme está comemorando aniversário de 25 anos, Emmerich, participou de um bate papo com o site The Hollywood Reporter e abriu o jogo. Segundo ele, quando o nome de Will foi sugerido, os executivos disseram:

“Não, não gostamos de Will Smith. Ele não é está aprovado [como protagonista], ele não vai se sair bem em mercados internacionais”, começou Roland.

“Eles disseram: ‘Você escalou um cara negro para este papel. Você vai destruir a bilheteria estrangeira do filme’. Nosso argumento era: ‘Bem, o filme é sobre alienígenas. Vai ser um ótimo filme estrangeiro’. Foi uma grande guerra, e Roland realmente defendeu [a presença de] Smith. Finalmente vencemos essa guerra”, revelou o Dean Devin.

Emmerich ainda contou que Ethan Hawke poderia ter interpretado o personagem pois estava em sua lista, porém acreditava que ele era jovem demais para isso, e não tinha sintonia com Jeff Goldblum. Segundo ele, o impasse para escalar Will foi tão grande, que as filmagens já estavam começando quando eles nem sabiam ainda quem seria o protagonista ao lado de Goldblum.

Como o diretor conseguiu convencer os executivos?

Will Smith e Jeff Goldblum em Independence Day
Will Smith e Jeff Goldblum em Independence Day (Divulgação/ Fox)

Mas como o diretor conseguiu convencer a Fox a deixar um homem negro protagonizar um filme desse tamanho em plenos anos 90? Ameaçou levar a produção para outro estúdio.

“Eu bati o pé. Falei: ‘O pessoal da Universal [Studios] está me ligando todos os dias. Ou o filme vai ter esses dois atores juntos [Will e Jeff] ou eu vou para lá’. Eu não acho que daria certo, mas foi uma grande ameaça”, disparou.

Independence Day arrecadou 817,4 milhões de dólares nas bilheterias globais e até hoje é considerado um dos melhores filmes de ficção científica. A sequência dele que aconteceu em 2016 não teve o mesmo sucesso.

Will Smith optou por não protagonizá-lo por já estar envolvido com as filmagens de Esquadrão Suicida.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›