Westworld “copia” história de Matrix 4? Entenda

Fãs das duas atrações encontraram uma série de 'coincidências' e similaridades entre os protagonistas de ambas

publicidade

Uma nova temporada de Westworld estreou no último final de semana, e uma das tramas apresentadas no novo episódio causou uma certa familiaridade em alguns espectadores.

De acordo com uma matéria do Screen Rant, uma série de fãs notaram várias similaridades entre a história de Christina (Evan Rachel Wood) e o que acontece com Neo (Keanu Reeves) no recente Matrix: Resurrections.

publicidade

Em filmes com uma temática parecida, as coisas podem se parecer. Tanto Matrix quanto Westworld apresentam uma relação de dualidade entre o real e o imaginário, e tratam da inteligência artificial tentando escravizar os seres humanos.

Confira a seguir alguns pontos levantados que mostram como o enredo dos dois personagens é incrivelmente parecido:

Ambos estão presos em vidas falsas

Evan Rachel Wood é Christina em quarta temporada de Westworld (Reprodução/HBO)
Evan Rachel Wood é Christina em quarta temporada de Westworld (Reprodução/HBO)

Embora nada tenha sido confirmado no episódio, todas as pistas dão a entender que a realidade nesta cidade que parece uma moderna Nova Iorque de Christina não é exatamente o que parece ser.

publicidade

Em Matrix 4, Neo é ressuscitado e renomeado como Thomas, um homem que vive uma vida normal na cidade sem entender seu real propósito. Em Westworld, Christina é a versão ‘ressuscitada’ de Dolores, e também está em uma rotina regular sem entender sua real natureza.

Embora ambos devessem estar mortos conforme acontecimentos anteriores, os dois personagens permanecem em suas histórias sem grandes justificativas (pelo menos no início).

Os dois personagens criam jogos com suas versões passadas

publicidade
Evan Rachel Wood é Christina em quarta temporada de Westworld (Reprodução/HBO)
Evan Rachel Wood é Christina em quarta temporada de Westworld (Reprodução/HBO)

Outro item que torna a similaridade entre os dois ainda mais clara é a ocupação de ambos em suas respectivas atrações. O Thomas de Matrix trabalha para uma companhia chamada Deus Ex Machina, que transformou a história de Neo em um videogame.

Do outro lado, Christina trabalha para a Olympiad Entertainment, outra empresa de games que usam as histórias dela para produzir jogos. No primeiro episódio da temporada, Christina é vista oferecendo uma trama muito parecida com a da filha do fazendeiro vivida pela atriz na primeira temporada.

publicidade

Por enquanto eles ainda se mantêm presos nesta realidade, mas tanto Thomas como Christina começam a suspeitar que algo está errado.

O retorno de um ente amado

James Marsden é Teddy em Westworld (Reprodução)
James Marsden é Teddy em Westworld (Reprodução)

Muitos fãs alegam que, apesar do pano de fundo futurista e trama de ficção científica, os filmes de Matrix são sobre a história de amor entre Neo e Trinity. No quarto filme da franquia, Trinity também retorna não lembra quem é, e Neo precisa ajudá-la nesta jornada.

publicidade

Em Westworld parece que os papeis se inverterão. James Marsden apareceu nos minutos finais do episódio, sugerindo que Teddy irá guiar Christina para que ela se lembre de seu passado como Dolores e possa mudar seu futuro.

A quarta temporada de Westworld estreou no último domingo, 26 de junho. Novos episódios serão lançados semanalmente na HBO e HBO Max. As três temporadas anteriores estão disponíveis na íntegra no streaming.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›