As adaptações de quadrinhos estão se tornando cada vez mais populares nos cinemas e streamings, com a maioria dos autores das histórias originais, elogiando o trabalho feito, principalmente, em live-actions. Porém, esse não é o caso da série Watchmen, da HBO, série que foi detonada por seu autor.
Alan Moore, o criador da série de quadrinhos de Watchmen, não gostou nem um pouco da minissérie em live-action feita pelo canal de televisão, afirmando inclusive que não aprovou a adaptação desde o início.
Numa entrevista à revista GQ, o Moore revelou que recebeu o contato da HBO, antes da minissérie ser produzida, mas foi categórico ao afirmar que não queria se envolver com o projeto.
O escritor ainda foi além quando, algum tempo depois, recebeu uma carta do showrunner da produção, Damon Lindelof.
“Eu dei uma resposta bem abrupta e provavelmente hostil, dizendo a ele que eu achava que a Warner Bros. sabia que eles, e nenhum dos funcionários deles, deveriam entrar em contato comigo novamente, por qualquer razão”, disse Moore.

O autor, que afirma não ter assistido à produção, explicou que renegou a minissérie porque a indústria do cinema teria criado detalhes “que não tinham nada a ver” com o seu trabalho.
Moore ainda afirmou que esses detalhes vinculariam a sua imagem com atos que não escreveu.
“Eu expliquei que tinha renegado a obra em questão, em parte porque a indústria de cinema e quadrinhos parecia ter criado coisas que não tinham nada a ver com meu trabalho, mas que seriam associados na mente do público. Eu disse: ‘Olha, isso me envergonha. Eu não quero nada a ver com a sua série. Por favor, não me incomode novamente'”, completou o autor.
Ainda em 2019, Damon Lindelof afirmou que um dos motivos que o levou a adaptar os quadrinhos de Watchmen, mesmo sem aprovação do quadrinista, foi ousadia da obra de Moore.

Nas telinhas da HBO a minissérie explora eventos que se passam 30 anos depois dos quadrinhos, numa época em que os vigilantes são tratados como grandes vilões.
Na minissérie, uma das principais personagens é Angela Abar, também conhecida como a Sister Night (Regina King), que descobre uma grande rede de intrigas e segredos envolvendo a polícia e o grupo extremista Sétima Kavalaria.
Ganhando nove episódios, Watchmen está disponível no catálogo da HBO Max.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Baiano, mas nascido em São Paulo, sou fascinado pelo cinema e a cultura pop e hoje me dedico à redação do ePipoca.