Uma fusão entre duas gigantes do entretenimento foi aprovada no Brasil. O Ato de Concentração entre a WarnerMedia e a Discovery Channel foi assinado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sem restrições.
No início da noite da última sexta-feira, Diogo Thomson de Andrade, Superintendente-Geral interino do Cade, assinou a decisão do conselho. A fusão ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores dos países onde as multinacionais atuam originalmente, como os Estados Unidos.
De acordo com a Tela Viva, a análise que fundamenta a decisão encontrou uma sobreposição horizontal nas operações de produção de conteúdo audiovisual; licenciamento de conteúdo audiovisual, licenciamento de canais de TV paga, total e dividido por gênero, licenciamento para produtos de consumo e serviços de streaming.
A liberação foi concedida depois que a Cade recebeu documento que argumenta que as participações das duas empresas em conjunto não superam 20% do mercado e a variação HHI, índice Herfindahl-Hirschman, responsável por medir a concentração de mercado de uma empresa, é inferior a 200 pontos.
Para o mercado de licenciamento de TV por assinatura agregado e segmentado por gêneros e filmes e séries básicos e infantil, no entanto, esses limites foram superados. No entanto, o Cade considera as informações que obteve suficientes para distanciar as preocupações com a concorrência.
O documento também defende que a possibilidade de integração vertical é inexistente. Isso se tornaria um problema para o Ato de Concentração anterior entre a AT&T e a WarnerMedia, já que a nova empresa vai ser independente.
David Zaslav, CEO da Discovery, divulgou um comunicado em que parece muito animado com a nova junção:
“A Warner Bros. Discovery almeja ser a plataforma mais inovadora, empolgante e divertida do mundo para contar histórias – é disso que se trata a empresa. Adoramos o nome porque representa a combinação da Warner Bros. e seu legado fabuloso de cem anos de narrativas criativas e autênticas, assumindo riscos ousados para dar vida às histórias mais incríveis, junto com a marca global da Discovery, que sempre se destacou pela integridade, inovação e inspiração”.
Ele seguiu falando sobre outra culturas que poderiam ser inseridas nos produtos das companhias:
“Existem tantas culturas maravilhosas, criativas e jornalísticas que farão parte da família Warner Bros. Discovery. Acreditamos que realmente será a melhor plataforma de entretenimento da atualidade com mais de 200.000 horas de programação”, finalizou o comunicado.
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