Warner Bros. quer lutar pelos direitos de grandes franquias do terror

publicidade

De acordo com o ComicBook, o site Puck noticiou que a Warner Bros. está negociando para não perder os direitos de algumas franquias de terror como A Hora do Pesadelo, Os Fantasmas Se Divertem e A Pequena Loja dos Horrores.

Parece que a decisão da WB em lutar pelo direito dessas franquias se deu após os problemas tidos com Sexta-Feira 13, em que o escritor Victor Miller encerrou a transferência de direitos autorais e iniciou um conflito com o produtor da franquia, Sean Cunningham, e isso respingou no estúdio.

publicidade

Segundo a Lei de Direitos Autorais de 1978, caso uma Propriedade Intelectual seja transferida para outra pessoa ou entidade, o dono original da propriedade pode pedir os direitos autorais de volta após 28 anos. E isso pode causar muitos problemas, afinal os estúdios se consideram os donos e criadores das obras enquanto  as pessoas envolvidas são apenas os contratados, sendo assim não têm direito de venda.

O artigo ainda pontua o motivo de os estúdios quererem segurar a todo custo suas grandes propriedades, e um deles é que reboots, sequências e spin-offs estão cada vez mais comuns e garantem um sucesso maior do que criar uma nova propriedade, que muitas vezes há certa dificuldade de serem lançadas.

Michael Keaton e Winona Rider em Os Fantasmas se Divertem (Reprodução)

Outra grande franquia que também pode entrar em luta pelos direitos é Robocop. Com isso, no futuro será comum ver notícias sobre lutas jurídicas de renegociações entre grandes estúdios e as pessoas envolvidas na criação de um franquia, principalmente as que surgiram por volta de 1980.

publicidade

Até o momento não se sabe se Os Fantasmas Se Divertem (1988) e A Pequena Loja dos Horrores (1987) ganharão sequências, enquanto A Hora do Pesadelo não ganhou um novo capítulo desde 2010.

Caso a Warner Bros. ganhe o processo, ela terá que investir muito em revitalizar tais franquias que carregam uma legião de fãs até hoje. Como também lidar com a decisão de atores em querer retornar ou não para tais franquias, como é o caso de Robert Englund que interpretou Freddy Krueger em sete filmes.

publicidade

A Warner Bros. detém os direitos de várias outras franquias de sucesso, como Harry Potter, DC e O Senhor dos Anéis.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›