Você sabe qual é a verdadeira origem da Mônica?

Personagem não era a principal no começo de tudo

Muitas pessoas não sabem, mas apesar de os personagens criados por Maurício de Sousa serem chamados de Turma da Mônica, a protagonista nem sequer existia no começo de tudo.

As primeiras tirinhas foram publicadas no ano de 1959, pelo próprio Maurício, e tinham Franjinha e Bidu como personagens principais. Em seguida, surgiram outros personagens, como Cebolinha, Penadinho, Horácio, Piteco e Chico Bento.

Os leitores passaram a amar a turminha, porém também começaram a reclamar pela ausência de meninas nas tirinhas e histórias, e foi aí que a Mônica chegou para ser a dona da rua.

Maurício de Sousa se inspirou na personalidade de sua segunda filha, Mônica Sousa, para criar a personagem, a quem decidiu dar o mesmo nome da filha.

A primeira aparição da Mônica. Quando? 1963. Onde? Na Folha da Manhã. Como? Nas tiras do Cebolinha. Conclusão? #DonadaRua 😉✌️ pic.twitter.com/6SXd8FXiy6

— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) August 26, 2019

Ela ainda não era a protagonista nas primeiras histórias

A personagem surgiu oficialmente em 1963, mas era só uma coadjuvante em uma tirinha do Cebolinha, que foi publicada pelo jornal Folha da Manhã.

Ela nem sequer teve falas, apenas apareceu com o Sansão, seu coelho de pelúcia preferido, que ainda não tinha esse nome e também não era azul, como todo mundo conhece agora.

Na época, o Sansão ainda era amarelo, pois ele também foi inspirado em um coelhinho de pelúcia que Mônica Sousa tinha quando era criança.

Com o passar do tempo, a Mônica foi ganhando espaço ao ponto de se tornar a protagonista das historinhas que se tornaram cada vez mais populares.

A pequena Mônica, o coelho Sansão originalmente amarelo e os primeiros esboços do desenho da personagem, que se tornaria a Dona da Rua. #msppordentro pic.twitter.com/KSkVpHqV9a

— Mauricio de Sousa (@mauriciodesousa) July 31, 2020

Ela foi a protagonista do primeiro gibi que Maurício lançou, em maio de 1970, pela editora abril. A HQ tinha o nome de Mônica e Sua Turma.

Quanto ao Sansão, foi somente no ano de 1983 que o coelhinho ganhou um nome, depois de um concurso que foi feito através das revistinhas.

Hoje, a Turma da Mônica é um grande fenômeno dos quadrinhos e é conhecida não somente no Brasil, mas também em vários outros lugares do mundo, com publicações em outros idiomas, como inglês e espanhol.

As histórias da turminha são publicadas em pelo menos 40 países e traduzidas em até 14 idiomas, vendendo mais de 1 bilhão de cópias mundialmente, desde o ano de 1970.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›