Viaje com segurança: quais os 10 países mais seguros do mundo?

Em busca de destinos onde a tranquilidade é garantida? Confira essa lista atualizada dos países mais seguros para uma viagem livre de preocupações!

Nem sempre os destinos mais acessíveis ou populares são sinônimos de segurança.

E vamos concordar, a segurança deveria ser prioridade número um na hora de viajar, não é?  Afinal, quem não quer se aventurar sem preocupações, garantindo que a viagem dos sonhos não seja interrompida por surpresas desagradáveis? 

Bem, o segredo está em fazer uma boa pesquisa sobre o destino. E isso vai além dos sites de viagens; envolve mergulhar fundo para obter informações em primeira mão.

Pensando nisso, elaboramos uma lista dos destinos mais seguros para se aventurar em 2024, contemplando alguns dados sobre serviços e atrações turísticas, caso esteja planejando suas próximas férias. 

Quais os critérios para classificação dos países mais seguros?

Os critérios para elaboração dessa classificação foram baseados em dados de diversas fontes externas que avaliam questões centrais de segurança, como terrorismo e taxa de criminalidade, preparação para emergências climáticas, estabilidade política, e medidas de saúde. 

Índices reconhecidos internacionalmente, como o índice Global da Paz (Global Peace Index) e as classificações de segurança do Departamento de Estado dos EUA também foram levados em consideração para garantir uma lista confiável e abrangente.

Os 10 países mais seguros do mundo

Canadá

Em 2024, o Canadá lidera o ranking dos destinos mais seguros para viajar. Na classificação do ano passado, ficou em sexto lugar.

O Canadá é o lugar perfeito para quem está em busca de uma experiência de viagem tranquila e segura.

Com suas paisagens incríveis, especialmente quando está coberto de neve no inverno, o país não apenas encanta pelos cenários majestosos, mas também pelo seu foco incessante na segurança.

Com muita presença policial nas ruas, os turistas têm liberdade para explorar todas as maravilhas desse país incrível sem preocupações, seja alugando um carro e pegando a estrada ou aproveitando o sistema de transporte público, que é caro, porém bem mantido, pontual e seguro. 

Suiça

Não é de surpreender que a Suíça esteja entre os destinos mais seguros para viajar durante esse ano. Com uma taxa de criminalidade incrivelmente baixa, o país alpino é um verdadeiro refúgio de paz e tranquilidade.

Em 2023, a Suíça conquistou o 10º lugar no Índice Global da Paz (Global Peace Index), subindo uma posição em relação ao ano anterior, refletindo o compromisso contínuo do governo e da população para garantir um ambiente seguro e acolhedor tanto para os cidadãos quanto para os turistas.

O país é famoso por sua alta qualidade de vida e pelas impressionantes paisagens naturais, como o Lago Genebra e o Lago Zurique. 

Noruega

A Noruega é um dos poucos lugares do mundo onde a polícia não carrega armas de fogo, optando por abordagens pacíficas mesmo em situações desafiadoras.

Além disso, o país possui uma qualidade de vida excepcional, sistema de bem-estar social e altos padrões de educação e saúde.

Oslo, Bergen e Trondheim são reconhecidas como as três cidades mais seguras da Noruega, e, como se não bastasse, por suas paisagens deslumbrantes que incluem fiordes, montanhas, lagos, atraindo visitantes de todo o mundo em busca de aventuras ao ar livre.

Irlanda

Há mais de uma década, a Irlanda figura entre os 10 países mais seguros para visitar. 

Semelhante à Noruega, a Irlanda mantém uma abordagem super pacífica para a aplicação da lei. A polícia local, conhecida carinhosamente como “Garda”, ou “Guardiões da Paz”, não carrega armas de fogo.

No entanto, quando se trata de combater o crime, o país não brinca em serviço, adotando medidas firmes.

Países Baixos

Os Países Baixos não são apenas famosos por seus charmosos moinhos de vento e belíssimos campos de tulipas, mas também por sua abordagem inovadora e colaborativa em relação à segurança. 

Trabalhando em estreita parceria com os cidadãos, a polícia local adota uma filosofia única de “liderança comunitária”.

Assim, o governo não apenas mantêm a segurança sob controle, mas também envolve ativamente os moradores, procurando melhorar ainda mais a segurança nas diferentes comunidades. 

Além disso, o governo neerlandês valoriza muito a opinião dos turistas, realizando enquetes antes e depois de suas visitas para garantir que cada experiência seja mais segura e gratificante do que a anterior.

Reino Unido

O Reino Unido, com sua emblemática cidade de Londres, se destaca como um dos destinos mais seguros da Europa, e do mundo. 

Com políticas rigorosas e uma abordagem super proativa para garantir a segurança dos turistas, o Reino Unido se esforça em garantir experiências de viagem inesquecíveis. 

A charmosa cidade de Cambridge, na Inglaterra, brilha como o ponto mais seguro do país para visitar durante a aventura britânica.

Portugal

Conhecido por suas incríveis paisagens, grandes obras arquitetônicas e diversas tradições culturais, Portugal, o mais antigo Estado-Nação da Europa, ocupa uma posição invejável como o sétimo país mais seguro para viajar, e um verdadeiro refúgio de tranquilidade para quem chama o país de lar. 

Com a menor taxa de atos terroristas e um clima político estável por mais de uma década, Portugal oferece não apenas beleza, mas também segurança para todos que o escolhem como destino ou lar.

Dinamarca

Dinamarca é um país que prioriza a segurança e o bem-estar, tendo feito grandes avanços ao longo das últimas décadas. 

Desde 2006, o foco no bem-estar social tornou-se uma parte intrínseca da cultura e da educação dinamarquesa.

Como resultado, as taxas de criminalidade têm diminuído consideravelmente, oferecendo uma sensação de confiança tanto para os moradores quanto para os visitantes.

Na Dinamarca, a segurança é mais do que uma garantia: é um modo de vida.

Islândia

Em 2013, pela primeira vez nesse milênio, a polícia da Islândia interveio em um crime usando armas de fogo; desde então, raramente as utiliza.

O país, conhecido por sua tranquilidade, manteve a liderança entre os países mais pacíficos e seguros por impressionantes 14 anos consecutivos. 

Sua abordagem única para medir a paz, focada não apenas na ausência de violência, mas também no nível de conforto e na forma como as pessoas são afetadas por conflitos locais e globais, o coloca em destaque como um modelo de harmonia e segurança

Austrália

A Austrália, conhecida pelo estilo de vida descontraído dos seus moradores, também se destaca como um dos países mais seguros do mundo. 

Com um sistema jurídico rigoroso, o crime é tratado com seriedade, proporcionando segurança tanto para os turistas quanto para os locais.

A presença policial discreta, porém eficaz e super respeitada, garante patrulhas constantes sem interferir na vida cotidiana, enquanto as delegacias de cada região oferecem assistência rápida e personalizada. 

Os países mais seguros do mundo são excelentes destinos turísticos, não é mesmo? Com uma criminalidade baixa e estabilidade social, são lugares onde é possível aproveitar das belezas naturais, culturais e históricas sem ter que se preocupar com questões de segurança.

Ideal para viajantes que valorizam a tranquilidade durante suas aventuras pelo mundo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›