Verdadeiros Clássicos? 3 motivos por que os filmes em animação são melhores que live-action

A refilmagem de filmes de animação clássicos pela Disney tem sido um ponto controverso. Há muitos fãs que preferem que os filmes permaneçam como estão e que acreditam que remakes ‘estragam’ a obra original.

É verdade que, em alguns aspectos, eles podem ser ótimos, mas este texto apresenta os motivos pelos quais os filmes em animação são melhores que as produções em live-action.

Eles são clássicos

Branca de Neve em Branca de Neve e os Sete Anões (Reprodução)
Branca de Neve em Branca de Neve e os Sete Anões (Reprodução / Disney)

O primeiro argumento a favor dos desenhos animados seria que eles são clássicos, e isso é suficiente. O texto já até poderia parar por aqui, mas é óbvio que é importante esclarecer bem.

A Disney lançou, no ano de 1937, a seu primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões, que foi seguido por outros grandes sucessos como Pinóquio, 101 Dálmatas, A Pequena Sereia e, mais recentemente, A Princesa e o Sapo e Frozen.

Ou seja, teve animação para todos os gostos e para diferentes gerações, o que fortaleceu o apego de muitos fãs por elas.

Eles são mais adequados para a família (geralmente)

Cena de Branca de Neve e os Sete Anões (Reprodução)1
Cena de Branca de Neve e os Sete Anões (Reprodução / Disney)

O entretenimento familiar é algo que a Disney sempre preza ao lançar a maioria das suas obras.

Isso fica bastante claro em trabalhos como programas e filmes em animação, pois, mesmo que sejam geralmente direcionados para o público mais jovem, costumam sempre trazer algum ponto de equilíbrio – em piadas, referências, músicas e lições – que acabam funcionando para pessoas mais velhas e, assim, atraindo toda a família.

Mesmo que os filmes live-action da Disney também sejam bem leves e inocentes, a aparição de um humano na tela muda a forma como o público interage com a obra.

Além disso, desenho animado é algo que sempre fica na memória afetiva da maioria das pessoas, afinal, tem gostinho de infância.

A Magia tende a funcionar melhor no ambiente dos desenhos animados

Cena de Aladdin (Reprodução)
Cena de Aladdin (Reprodução / Disney)

O último motivo dessa lista não é o menos importante. É quase um fato que, em tramas onde a história depende da existência da magia para acontecer, ela costuma funcionar melhor nas animações que nos filmes em live-action.

Obviamente, ela não está impedida de acontecer em live-action, e existem cenas lindas que provam isso nesse estilo de produções, mas os desenhos parecem dar mais liberdade à imaginação do público nesse aspecto.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›