Veja quem foram os ganhadores do 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Marighella, de Wagner Moura, foi o destaque do evento

Ocorreu, na noite da última quarta-feira (10), um grande evento da indústria do cinema no Brasil, A 21ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. e diversas obras nacionais foram indicadas e premiadas.

A cerimônia foi apresentada por Silvero Pereira e Camila Pitanga e foi transmitida ao vivo pelo Globoplay, no Youtube e no Canal Brasil, direto da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

O evento foi muito esperado por diversos artistas do segmento, principalmente por ser presencial, com grandes obras nacionais e homenageando mulheres produtoras do cinema.

No total, foram entregues 32 prêmios em três categorias: Longa-metragem, Curta-metragem e Séries independentes brasileiras. Um dos destaques da noite foi os 60 anos do filme O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, único longa-metragem brasileiro a conquistar a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 1962.

O evento teve duas edições on-line, devido a pandemia do Covid-19 e três edições em São Paulo. Organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais retornou ao Rio de Janeiro em 2022 com uma festa presencial.

Marighella, de Wagner Moura, foi o destaque do evento, ganhando em oito categorias

O grande destaque da noite foi o longa-metragem Marighella, que levou o troféu Grande Otelo em oito categorias, incluindo melhor filme. O ator e diretor Wagner Moura venceu na disputa de Melhor Primeira Direção pelo trabalho.

Marighella foi lançado em novembro de 2021 e conta a história dos últimos anos do guerrilheiro, interpretado por Seu Jorge, que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil. Seu Jorge ganhou o prêmio de Melhor Ator por atuar no filme.

Depois a louca sou eu, de Julia Rezende, e Turma da Mônica – Lições, de Daniel Rezende, também ganharam como Melhor Comédia e Melhor Filme Infantil. Dira Paes ganhou o prêmio de Melhor Atriz pelo filme Veneza e Zezé Motta levou como Atriz Coadjuvante por sua atuação em Doutor Gama.

Rodrigo Santoro, que já é um ator que conquistou seu espaço no cinema internacional levou o troféus pelo filme 7 prisioneiros (Netflix), na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.

Em 2022, o Grande Prêmio também apresentou uma categoria de Melhor Filme pelo voto popular e o grande vencedor foi O auto da boa mentira, de José Eduardo Belmonte.

7 Prisioneiros (Reprodução)
7 Prisioneiros (Reprodução)

A premiação contou ainda com uma homenagem às mulheres produtoras do cinema brasileiro, como Mariza Leão, Sandra Werneck, Sara Silveira, Carmen Santos, Lucy Barreto, Vania Catani, Iafa Britz, Anna Muylaert.

Wagner Moura com parte do elenco no festival em Berlim (Divulgação)
Wagner Moura com parte do elenco no festival em Berlim (Divulgação)

 

 

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›