Ultrapassados? Entenda por que esses filmes da Disney não combinam com a atualidade

A Disney lança filmes de sucesso desde o ano de 1937, mas, atualmente, alguns deles trazem mensagens e valores que soam realmente bastante antiquados e ultrapassados para os tempos atuais. Entenda quais são:

Cinderela (1950)

Anastasia e Drizella (Reprodução)
Anastasia e Drizella em Cinderela (Reprodução)

É fato que muitas pessoas amam a história da Cinderela e de como o Príncipe se apaixona e busca por ela por todo o reino quando ela perdeu o sapatinho de cristal.

Entretanto, na atualidade não é todo mundo que se encanta mais com uma história assim.

Há pessoas que veem a situação como mais um exemplo de objetificação feminina, quando uma mulher fica esperando que um homem rico apareça para tirá-la de sua situação terrível, quando ela mesma poderia ter tomado a iniciativa para crescer na vida.

Talvez, uma Cinderela atual fosse aquela que cria seu próprio destino e vai atrás dos seus objetivos ao invés de ficar esperando que um sapatinho mágico mude sua vida.

Peter Pan (1953)

Cena de Peter Pan (Reprodução / Disney)
Cena de Peter Pan (Reprodução / Disney)

Peter Pan pode parecer um filme inocente de se apresentar para crianças, mas suas representações dos índios americanos é o que o coloca nesta lista, mesmo que haja segredos estranhos sobre sua produção.

O problema no filme é que os Meninos Perdidos se referem a eles de maneira racista zombando de sua cultura ao dançar com toucas.

Por causa disso, a Disney até foi forçada a modificar a letra de uma música chamada What Makes the Red Man Red (O que faz os homens vermelhos serem vermelhos) em razão de sua letra racista e como isso incomodava muitos espectadores.

A Pequena Sereia (1989)

A Pequena Sereia (Divulgação)

A razão pela qual A Pequena Sereia está aqui nessa lista é bastante semelhante à que trouxe Cinderela, mesmo que cada um tenha suas próprias particularidades.

Os fãs quase sempre discutem se o filme envia ou não uma mensagem antifeminista de como uma mulher precisa mudar a si mesma para ser amada.

A questão é que acredita-se que Ariel estava sendo muito precipitada quando decidiu abrir mão de sua habilidade de falar e cantar em razão de um homem que ela só tinha visto uma única vez em um barco.

Isso sem mencionar que ela traiu a confiança de seu pai ao desobedecê-lo para fazer isso.

Por este motivo, entende-se que o filme envia uma mensagem errada a meninos e meninas, pois ao invés de ensiná-los a serem fortes, passa a mensagem de que vale a pena desistir até de si mesmo por amor ou por outra pessoa.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›