Turma da Mônica: Como surgiu o Cebolinha?

Personagem que troca R por L tem origem no mundo real.

O Cebolinha é um dos personagens mais amados os quadrinhos da Turma da Mônica e foi criado antes mesmo da própria ‘dona da rua’ se tornar a chefe do grupo.

Muitas pessoas estão tão acostumadas com as historinhas desses personagens que nem mesmo pensam sobre suas origens, mas, para quem tem a curiosidade em saber, o Cebolinha surgiu bem antes das HQs.

Sua primeira aparição foi nas tirinhas dos jornais, porém, em histórias de outros personagens.

Quando ele foi criado?

Cebolácio Júnior Menezes da Silva, conhecido por sua camiseta verde e seus sapatinhos marrons, surgiu em 1960, porém, ele era somente um coadjuvante nas tirinhas que tinham Bidu e Franjinha como personagens principais.

O público, entretanto, nem sabia das verdadeiras cores de sua roupa, já que as publicações eram feitas em preto e branco.

Cebolinha (Reprodução)

Quando surgiu o primeiro gibi?

O Cebolinha só foi ganhar o seu primeiro gibi bem depois da Mônica, mesmo tendo sido criado antes dela. Ele foi lançado no ano de 1971 pela editora Abril.

Na mesma HQ, que foi intitulada como Cebolinha no 1, também surgiram personagens como Chovinista, Rosinha e Louco – que, até hoje, aparece somente nas histórias do Cebolinha.

Inspiração na vida real

Como muitos dos personagens do universo da turminha, o Cebolinha teve sua inspiração em um amigo de infância do irmão de Maurício, Márcio de Sousa.

Ele também tinha o cabelo espetado, que gerou lhe gerou o apelido de Cebolinha. Além disso, ele também tinha dislalia e trocava o R por L.

Capa do primeiro gibi do Cebolinha (Reprodução)

O cabelo também passou por transformações

No início, o menino surgiu nas tirinhas com cabelo normal, porém com o passar do tempo e a introdução de mais personagens, isso foi mudando e Maurício passou a desenhá-lo com cada vez menos fios de cabelo, já que ele não tinha mais tanto tempo para fazer tantos detalhes.

Outra curiosidade é o uso de sapatos. Cebolinha e Franjinha são dois dos poucos personagens que usam sapatos pelo mesmo motivo: Maurício foi ficando cada vez mais sem tempo para desenhar, devido à demanda e à quantidade de novos personagens.

“Quando criei o Cebolinha ainda tinha tempo para desenhar detalhes. Quem nasceu sem sapato, ficou sem, porque não dava tempo e eu não tinha uma equipe como hoje. Agora daria até para desenhar todo mundo de salto alto”, revelou Mauricio em entrevista ao jornal O Globo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›