Tubarão deixou Steven Spielberg traumatizado

O filme vive nos pesadelos do diretor, mesmo sendo o grande sucesso do cinema que foi

Embora tenha catapultado Steven Spielberg para a fama com um dos maiores diretores de Hollywood, Tubarão foi um grande trauma na vida do cineasta.

A adaptação do livro de Peter Benchley foi o primeiro grande sucesso de Spielberg, e na época ficou marcado como um dos filmes que mais lucraram em vendas de ingressos no cinema.

Muitas pessoas ficaram ‘traumatizadas’ com o filme dizendo que não é uma boa escolha de assistir antes de ir à praia, caso você se impressione fácil. No caso do diretor, os traumas foram por outros motivos.

Tubarão desenvolveu Transtorno de Estresse Pós-Traumático em Spielberg

O que causou os pesadelos do cineasta foi a produção conturbada do filme. O projeto foi a primeira vez que o artista enfrentou atrasos nas gravações, tudo graças ao tubarão animatrônico que estragava constantemente, e fazia com que algumas cenas do roteiro precisassem ser reescritas.

Cena de Tubarão (Reprodução)
Cena de Tubarão (Reprodução)

Originalmente, o filme recebeu 55 dias para ser concluído mas acabou levando 159, basicamente o triplo do que havia sido acordado inicialmente. Por conta disso, Steven, que ainda era um novato na indústria, achou que sua carreira de diretor em Hollywood estava acabada para sempre.

O diretor admitiu em uma conversa franca com o Entertainment Weekly que o processo para superar o trauma foi bem longo; segundo ele, isso envolveu vários retornos dele ao Orca, barco de Quint, usado no clímax do filme.

Steven sentava no barco por horas enquanto suas mãos tremiam, e ele tentava se acalmar e processar o trauma causado pelas filmagens. Ele contou que até mesmo tinha pesadelos em que ele estava de volta nos sets comandando as gravações, o que fazia com que ele despertasse com crises de ansiedade.

Spielberg tinha técnica curiosa para dormir bem

Steven Spielberg e Bruce, o Tubarão (Reprodução)
Steven Spielberg e Bruce, o Tubarão (Reprodução)

Em outra entrevista, esta com a Revista People, o artista contou sobre a vez que teve um ataque de pânico no meio do aeroporto, logo depois de encerrar as gravações do filme. Ele também tinha pesadelos recorrentes onde o tubarão o atacava, dava defeito, e ficava boiando no oceano.

Hoje em dia o diretor está em paz com o filme, mas não sem antes ter que empregar uma solução fora do comum para dormir melhor: por conta de seu aroma ‘calmante’, Steven colocava um ramo de salsa embaixo de seu travesseiro.

Tubarão está disponível na Netflix, Prime Video e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›