Trilogia O Cavaleiro das Trevas criou um problema para o Batman do DCEU

O Batman é um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos da DC e ganhou diversas adaptações tanto em forma animada quanto em live-action. Talvez o maior destaque esteja para versão interpretada por Christian Bale na trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.

Por muito tempo muitos acharam que o Batman de Bale seria o herói encapuzado definitivo da DC, até que surgiu Ben Affleck no DCEU e agora Robert Pattinson assume o papel do defensor de Gotham.

Com o enorme sucesso da trilogia Cavaleiro das Trevas de Nolan, é óbvio que muitas comparações fossem surgir com outros Batmans, e isso também gerou um problema para o DCEU, que foi analisado pelo site Screen Rant, confira a seguir:

Enquanto alguns, como o co-escritor de Batman Begins, David S. Goyer, afirmam que a trilogia O Cavaleiro das Trevas quase foi considerada um cânone do DCEU, a maioria dos relatos afirma que Nolan não desejava que isso acontecesse, preferindo manter seu trabalho separado do outras propriedades DC.

A longo prazo, porém, talvez colocar a trilogia O Cavaleiro das Trevas no DCEU teria sido o melhor, já que sua existência como um franquia tão amada crie uma espécie de situação sem vitória para as representações do personagem através do DCEU.

Batman (Ben Affleck) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução / DC)
Batman (Ben Affleck) em Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (Reprodução / DC)

Se o Batman ficar sombrio no DCEU, isso convida a comparações desfavoráveis ​​imediatas ao trabalho de Nolan. Por outro lado, se o Batman do DCEU for muito leve, aqueles que amam a visão sombria e realista de Nolan não darão a devida atenção.

Com um apelido como O Cavaleiro das Trevas, pode parecer certo que Batman sempre seja retratado de uma maneira mais sombria, mas, ao mesmo tempo, definitivamente nem sempre foi o caso.

O programa de TV com Adam West e os filmes de Joel Schumacher foram certamente cheios de tolices reconhecidamente com resultados mistos. O que a trilogia de Nolan fez, porém, foi pegar a severidade sombria encontrada em algumas iterações anteriores do Batman e combiná-la com um estilo mais fundamentado, quase como crime policial.

Milhões de pessoas se apaixonaram pela versão do Batman de Nolan e Bale, e é provável que seu trabalho continue a ofuscar qualquer nova tentativa da DC pelo menos nas próximas décadas.

Embora não seja tecnicamente parte do DCEU, Batman do diretor Matt Reeves já está sendo vítima da maldição da comparação com Nolan, uma vez que o filme liderado por Robert Pattinson parece que pode ser ainda mais sombrio do que a trilogia O Cavaleiro das Trevas de Nolan.

Robert Pattinson em Batman (Reprodução / DC)
Robert Pattinson em Batman (Reprodução / DC)

Ainda assim, muitos fãs de longa da data da DC vêem o Batman como uma tentativa de pegar carona no estilo de filme criado por Nolan, mas sem Nolan, e com o que eles sentem ser um ator inferior por trás da capa e capuz.

Por outro lado, porém, quando as duas versões de Liga da Justiça ficaram mais leves com o Batman de Ben Affleck, muitos fãs do Batman foram desencorajados por essa visão sarcástica e sorridente do personagem, sentindo que Bruce Wayne deveria ser muito mais sério.

Para o bem ou para o mal, muitas pessoas ainda anseiam por um retorno à Gotham City que Nolan e Bale criaram, mesmo que parece improvável acontecer, a sombra da trilogia O Cavaleiros das Trevas continuará a pairar sobre a DCEU.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›