Top Gun: Maverick é processado por roubar direitos autorais, e estúdio força fim do processo: “Totalmente sem mérito”

Paramount tenta forçar o fim de um processo de direitos autorais por causa do filme Top Gun: Maverick

A Paramount está tentando se livrar de um processo de direitos autorais por conta de Top: Gun Maverick, devido a um artigo de 1983 que inspirou o filme original de 1986.

O processo contra o estúdio foi aberto em junho por Shosh Yonay e Yuval Yonay, que são parentes de Ehud Yonay que escreveu Top Guns, um artigo sobre os pilotos e o programa “localizado em um cubículo de escritórios no segundo andar no extremo leste do Hangar One em Miramar”.

Além disso, a dupla quer uma liminar para interromper a exibição e a distribuição do longa-metragem que foi lançado em maio deste ano, como também impedir novas produções baseadas na franquia.

Agora, de acordo com o Deadline, um documento sobre essa briga judicial afirma que Top Gun: Maverick não pegou nada emprestado artigo.

“Quando o Tribunal analisa o artigo e Maverick, em oposição à suposta comparação irrelevante e enganosa das obras pelos Autores, fica claro como uma questão de lei que Maverick não empresta nenhuma expressão protegida do artigo. Os demandantes não têm o monopólio sobre os trabalhos sobre Top Gun. Pelo contrário, qualquer semelhança entre esses trabalhos muito diferentes deriva do fato de que Top Gun é uma instalação de treinamento naval real”.

“Essas reivindicações são totalmente sem mérito, e continuaremos a defender vigorosamente esse processo”, disse um porta-voz da Paramount.

Sem renovação de direitos

Tom Cruise em Top Gun: Maverick (Reprodução)
Tom Cruise em Top Gun: Maverick (Reprodução)

Ehud Yonay foi creditado em Top Gun: Ases Indomáveis. Os direitos do artigo foram revertidos para os Yonays em janeiro de 2020 e parece que a Paramount não renovou os direitos de usar Top Gun novamente.

Porém a Paramount disse anteriormente que: “a sequência de 2022 foi ‘suficientemente concluída’ em 24 de janeiro de 2020 (a data de rescisão efetiva) em uma tentativa dissimulada de iniciar a sequência de 2022 na exceção de ‘obras derivadas anteriores’ à rescisão”.

Top Gun: Maverick segue o famoso piloto Pete “Maverick” Mitchell, que tem a missão de treinar uma nova leva de pilotos e mostrar que habilidade humana é mais importante que tecnologia.

O filme tem direção de Joseph Kosinski. O elenco inclui Tom Cruise, Val Kilmer, Miles Teller e Jennifer Connelly.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›