Depois de ataque, Toei Animation é acusada de explorar funcionários e descumprir leis trabalhistas

publicidade

Depois do ataque hacker que prejudicou a estreia de muitos animes da Toei Animation, agora o estúdio vem recebendo reações negativas após alegações de práticas trabalhistas e salários injustos.

Como um dos principais nomes da indústria de anime, a empresa tem a atenção de todo o mundo. De acordo com o CB, um novo relatório de um página do Japão chamada Bengo4, apontou práticas de trabalho que balançaram a Toei, e o público em geral ouvi relatos de fãs insatisfeitos.

publicidade

Foi dito que o Gabinete de Inspeção de Normas Trabalhistas do Comitê Central de Relações Trabalhistas passou um aviso formal à Toei. A empresa de mídia recebeu a recomendação sobre alegações de horas extras forçadas e muitas vezes não pagas.

O relatório ainda diz que a Toei já respondeu ao aviso da divisão trabalhista. A empresa disse que a assessoria é “justa” e que seus líderes estão tomando medidas para melhorar suas práticas de trabalho.

O aviso veio depois que um produtor assistente que decidiu não revelar sua identidade e apresentou queixas contra a Toei ao lado de um sindicato de apoio por trabalho ilícito e práticas trabalhistas.

Toei Animation (Reprodução)
Toei Animation (Reprodução)
publicidade

Uma produtora que também decidiu ficar no anonimato, foi ao sindicato de apoio na esperança de abrir uma ação contra a Toei após suas experiências na empresa no ano passado. Ela disse que foi forçada a um sistema de ‘horas extras fixas’ que a impediria de ser compensada pelo trabalho feito fora do horário normal.

Ela afirmou que as horas de trabalho na Toei ultrapassavam 13 horas por dia regularmente e ainda sofreu assédio sexual no trabalho. A produtora disse que um colega de trabalho freelancer a tocou de forma inadequada, entre outras reclamações. Contudo, nenhum de seus relatos de assédio foi abordado pelos gerentes.

publicidade

A notícia mostra que mesmo empresas no Japão, que parecem ser exemplo para o mundo, ainda está atrasada em suas práticas trabalhistas, e isso se torna mais preocupado por entre essas empresas existem grandes nomes como a Toei Animation.

Resta saber como a Toei contornará a situação e voltará a ser bem vista no meio da indústria dos animes.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›