Operação Dragão (Enter the Dragon, no original) estreou em 1973, o filme estrelado por Bruce Lee conta a história de Lee, um monge Shaolin que é recrutado para se infiltrar em um torneio de artes marciais duvidosos para descobrir sobre um império criminoso.
Outra motivação para o monge entrar nesse torneio de artes marciais é vingar a morte da irmã, que foi morta por O’Hara (Bob Wall), o guarda costas de Han (Shih Kien).
De acordo com o Screen Rant, originalmente o filme não se chamaria Operação Dragão, e o verdadeiro nome do filme pode ser percebido através da batalha final. O título do filme seria Blood and Steel (Sangue e Aço, em tradução livre)
Como o título Blood and Steel pode ser percebido na luta final?
Segundo o site internacional, no final de Operação Dragão, Lee confronta Han em seu palácio em uma ilha, a luta termina com Lee chutando Han contra um lança.
Entre os momentos mais emocionantes da luta, Lee e Han se enfrentam no Hall of Mirrors, onde o vilão usa garras de aço na mão esquerda. Com essa garra, Han corta Lee diversas vezes, e isso remete a “sangue” e “aço”, que seria o título original do filme.
Ainda durante o filme, Braithwaite (Geoffrey Weeks), um confidente de Lee, explica Han não ter uma das mãos é resultado de um experiência ruim com arma, e também um dos motivos para armas serem proibidas na ilha de Han.
Graças a essas garras de aço, Han se tornou um dos vilões mais memoráveis dos filmes de Bruce Lee, como também é um clara referência aos vilões que James Bond enfrenta.
Os cortes no corpo de Bruce também são outra marca registrada de seu personagem, que lambe o sangue de uma delas antes lançar novos ataque.
Por que o filme se chama Operação Dragão?
Devido a luta final, Blood and Steel poderia ser um título mais adequado para o filme, mas por que optarão por Operação Dragão?
A resposta pode ser por conta que Operação Dragão é um título mais forte e referencia melhor Lee como um guerreiro Shaolin, enquanto Blood and Steel apenas se conecta à luta final.
Além disso, o título faz referência ao segundo nome de Bruce Lee, que ele assumiu como ator infantil em Hong Kong.
O nome de nascimento de Lee é Lee Jun-fan, que atuou sob o nome artístico de Lee Siu-lung, que se traduz como “Little Dragon Lee” (Pequeno Dragão Lee), e também Lee nasceu no ano do dragão em 1940.
O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.