The Walking Dead | Por que a série mudou para sempre o gênero de zumbis?

Trama está finalizada após 11 temporadas e é um marco da cultura pop

The Walking Dead chegou ao fim após 11 temporadas na televisão e, certamente, se tornou um marco que modificou o gênero de zumbis para sempre na cultura pop.

Estreando em 2010, a atração adaptou os quadrinhos homônimos de Robert Kirkman em uma série de apocalipse grotesca, seguindo um grupo de sobreviventes que lutam contra os vilões mortos-vivos e humanos.

O sucesso foi imediato, com prêmios e milhos de espectadores e vários spin-offs sendo preparados.

Construído sobre os ombros dos filmes de zumbis que vieram antes dela, The Walking Dead mostrou como se conta um novo tipo de história de apocalipse.

Norman Reedus como Daryl em The Walking Dead
Norman Reedus como Daryl em The Walking Dead (Divulgação/ AMC)

Mas como a série popularizou um novo tom de zumbis?

Historicamente, filmes de zumbis têm sido usados ​​para compartilhar comentários sociopolíticos.

As primeiras produções do gênero exploravam o medo da cultura haitiana e do vodu, as perspectivas aterrorizantes de uma sociedade pós-nuclear, o movimento pelos direitos civis e as desvantagens do consumismo. Filmes como Extermínio e A Noite dos Mortos-Vivos usam os zumbis como pano de fundo perfeito para explorar os maiores medos do público.

Do outro lado do espectro estão filmes como Todo Mundo Quase Morto e Zumbilândia; as zom-coms, ou comédias de zumbis, que entregam o mesmo comentário social através do humor.

The Walking Dead, por outro lado, veio mostrar que essas não são as únicas escolhas de tom para contar histórias de zumbis.

A série aborda questões profundas dentro de uma perspectiva de um universo pós-apocalíptico.

Os mortos-vivos são uma ameaça no apocalipse da série, mas também representam a fome, as doenças, os desastres climáticos e algo ainda mais importante: a noção de humanidade.

Além do perigo e da morte, no entanto, The Walking Dead também se concentra na esperança para o futuro e o que pode vir após a perda intransponível.

Cena de The Walking Dead (Reprodução / AMC)
Cena de The Walking Dead (Reprodução / AMC)

Como o sucesso da série levou os zumbis ao mainstream?

Antes de The Walking Dead chegar à televisão, o gênero zumbi era muito mais de nicho.

Enquanto a natureza horrível e sangrenta dos zumbis normalmente atraía somente um certo tipo de público específico, a série levou mais pessoas a se interessarem por essas criaturas.

Com o sucesso da série, os zumbis passaram a aparecer por toda parte, incluindo filmes como Guerra Mundial Z e Army of the Dead: Invasão em Las Vegas.

Negan (Jeffrey Dead Morgan) em The Walking Dead (Reprodução)
Negan (Jeffrey Dead Morgan) em The Walking Dead (Reprodução)

Além disso, a série gerou um verdadeiro império de mídia que inclui spin-offs, videogames e convenções específicas de The Walking Dead que atraem milhares de fãs todo ano.

Assim, a atração é a prova de que uma série pós-apocalíptica pode conter mais substância do que apenas sangue e, independentemente de ter uma conclusão bem-sucedida ou não, o fato de ter durado tanto tempo é realmente um grande marco.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›