Thanos | Não entendeu os propósitos do Titã? Aqui você fica sabendo

Thanos é um personagem bastante polarizador, afinal, ele é aquele tipo de vilão que tem boas intenções, porém, tem atitudes más.

Apesar de toda sua vilania, suas ideias fazem sentido e aqui estão algumas das falas que provam que ele não era tão mau assim como se pensa.

“Perfeitamente equilibrado, como todas as coisas deveriam ser.”

Em uma cena de flashback envolvendo uma Gamora muito mais jovem, Thanos oferece a ela uma faca de duas lâminas que ele equilibrou em um dedo. Ele usa a faca como uma metáfora para o equilíbrio que busca alcançar em cada planeta.

Com essa citação, Thanos quer passar a ideia de que um planeta saudável precisa de equilíbrio demográfico a fim de que os recursos sejam usados de forma moderada e a natureza não se esgote.

Essa ideia é bastante positiva na perspectiva do meio ambiente, o problema é que a forma que ele quer executá-la é que é cruel.

“As escolhas mais difíceis exigem as vontades mais fortes.”

Frequentemente, os vilões dos filmes de quadrinhos da Marvel acabam sendo muito impulsivos, agindo sempre sem pensar nas consequências.

Essa fala, entretanto, mostra que Thanos não é um vilão inconsequente, mas ele tem fortes motivações por trás de seus atos de destruição.

Ele sabe que seu plano vai destruir vidas e famílias, mas ele está disposto a abrir mão da empatia pela convicção que ele tem em um “bem maior”.

Cena de Vingadores: Guerra Infinita (Reprodução / Marvel)
Cena de Vingadores: Guerra Infinita (Reprodução / Marvel)

“Você não é o único amaldiçoado pelo conhecimento.”

Quando Thanos encontra Tony Stark pela primeira vez em Guerra Infinita, ele conta a seu oponente como ambos são amaldiçoados com o dom do conhecimento.

Mesmo que seus caminhos sejam diferentes, Thanos abertamente admite que ele não é um vilão enlouquecido, mas um Titã conhecedor que está muito ciente das consequências de suas ações.

Naturalmente, seus métodos não convencionais de dizimar populações em grande escala são moralmente errados, mas, ainda assim, ele acredita que seu conhecimento e filosofia garantem um futuro seguro para todos na Terra.

Thanos em Vingadores: Ultimato (Reprodução/Marvel)
Thanos em Vingadores: Ultimato (Reprodução/Marvel)

“Este universo é finito. Seus recursos, são finitos.”

Só porque as criaturas são abençoadas com o dom da vida, isso não significa que esses seres possam exaurir o universo de maneira descontrolada. Como não há ninguém para supervisionar o esgotamento de um universo finito, Thanos tenta ser o único juiz para determinar o futuro de todas as sociedades.

Como já ficou claro, ele acredita que o mundo precisa de correção e que ele é o único capaz de fazer isso acontecer.

O renomado autor da Sociologia, Robert Malthus, explica que a própria natureza pode controlar sua população por meio de eventos como desastres naturais e pandemias, mas Thanos acredita que, como a população continua crescendo desenfreadamente, suas ações são necessárias.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›