Stranger Things 4 confirma teorias de fãs sobre o final

Os fãs tiveram sua cota de erros, mas também acertaram muita coisa

publicidade

A quarta temporada de Stranger Things acabou, e com seu final, muitas teorias de fãs se confirmaram, assim como muitas foram provadas completamente erradas.

Mesmo ficando claro que muitas dúvidas ainda restam para serem respondidas na quinta e última temporada, a história principal foi explicada e o grande plano de Vecna foi revelado.

publicidade

Confira tudo o que foi confirmado nos episódios do volume dois e o que pode continuar sendo desenvolvido no capítulo final da série (via Screen Rant):

Vecna criou o Devorador de Mentes

Devorador de Mentes em Stranger Things (Reprodução)
Devorador de Mentes em Stranger Things (Reprodução)

Uma das dúvidas que ficaram depois do volume um era a relação entre Vecna e o Devorador de Mentes em relação ao Mundo Invertido. Muito se especulava sobre quem era o comandante de quem na história, com Dustin sugerindo que Vecna era apenas um ‘general’ do Monstrão de Fumaça.

O vilão esclareceu o assunto durante seu confronto com Onze, no qual ele revelou que ele usou seus poderes para transformar a massa disforme de matéria negra no monstro que lembra aranhas, uma obsessão dele desde que ele ainda se chamava Henry Creel.

Vecna estava por trás de tudo

publicidade
Demogorgon (Imagem Divulgação Netflix)

O Devorador de Mentes, que foi a grande ameaça na segunda e terceira temporadas, era apenas uma arma para o objetivo final de Vecna, assim como o Demogorgon na primeira.

publicidade

O monstro admitiu para Onze que ele estava por trás de tudo desde o início, com tudo sendo uma tentativa de atingi-la e exercer sua vingança contra ela e todo o mundo.

O roubo dos poderes de Onze

Millie Bobby Brown como Onze em Stranger Things (Reprodução / Netflix)
Millie Bobby Brown como Onze em Stranger Things (Reprodução / Netflix)

Até agora, o motivo que fez Onze perder seus poderes no final da terceira temporada não havia ficado muito claro, com muitos fãs especulando que talvez ela tivesse ‘gasto’ tudo e não fosse nunca mais recuperá-los.

publicidade

Vecna deu a resposta que faltava, contando que tudo aconteceu porque a versão de carne do Devorador atacou Onze com a intenção de pegar seus poderes para transferi-los para ele.

O plano por trás de tudo era dar ao vilão a capacidade de abrir portais entre o plano humano e o Mundo Invertido, para que ele pudesse conseguir seus objetivos desta temporada.

Vecna é o grande vilão final

Vecna em cena de Stranger Things (Divulgação/Netflix)
publicidade

Assim como nas temporadas anteriores, havia a chance de Vecna ser apenas mais um obstáculo e ser vencido, assim como as ameaças das temporadas anteriores foram. No entanto, a teoria de que Vecna poderia não morrer na quarta temporada mas sim ser o grande mal a ser derrotado no final foi confirmada.

Mesmo com o plano tendo quase dado certo, Steve, Robin e Nancy não conseguiram acabar com Vecna, que fugiu depois de ser gravemente ferido pelo trio.

A função dos portais abertos

Portal do Mundo Invertido em cena de Stranger Things (Reprodução)
Portal do Mundo Invertido em cena de Stranger Things (Reprodução)
publicidade

Outra teoria que circulava era em relação aos portais que Vecna estava abrindo e para que eles serviriam no final das contas.

Antes mesmo da turma se dar conta de que as passagens não eram obra do acaso, alguns fãs da série já desconfiavam que o plano do vilão com os portais era de usá-los para fazer Hawkins um lugar mais fácil dos monstros do Mundo Invertido se adaptarem.

Vecna confirmou a ideia no volume dois, que terminou com a lenta dominação do plano humano pelas partículas do domínio de Vecna.

Hawkins dominada pelo Mundo Invertido

publicidade
Cena final de volume dois da quarta temporada de Stranger Things (Reprodução)
Cena final de volume dois da quarta temporada de Stranger Things (Reprodução)

Desde que os irmãos Duffer prometeram que a quarta temporada não iria concluir toda a história com um final feliz, mas que deixaria aberto um conflito que só seria resolvido no fim da série, alguns fãs imaginavam que o grande gancho da temporada seria com Hawkins terminando sendo transformada em uma extensão do Mundo Invertido.

Infelizmente para Onze e seus amigos, a previsão se confirmou nos minutos finais da série. Mesmo com Onze conseguindo salvar Max da morte, seu sacrifício foi o suficiente para abrir o quarto portal e criar grandes ‘rasgos’ na cidade que permitiram que o outro plano vazasse para este lado.

Agora, um futuro sombrio aguarda os sobreviventes, que terão que tentar reverter a situação e acabar com o Mundo Invertido de vez no final da quinta temporada.

A quarta temporada de Stranger Things já está disponível na íntegra na Netflix.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›