Storyboards de Tubarão revelam como seria roteiro se animal aparecesse mais

Cenas de morte mostrariam muito mais do monstro originalmente.

Precursor dos filmes do subgênero, Tubarão popularizou o animal marinho que é usado constantemente em filmes de terror/suspense até hoje.

Por conta do sucesso do filme de 1975, muitos outros foram criados com o passar dos anos, até recentemente chegar em ‘terrormédias’ que beiram o absurdo como a franquia Sharknado, que apresenta tubarões voadores e até mesmo no espaço.

O que talvez muitas pessoas que gostam do filme não saibam é que ele inicialmente estava planejado para ser bem diferente, o que poderia ter influenciado até mesmo toda a fama que a produção ganhou.

Cena de Tubarão (Reprodução)
Cena de Tubarão (Reprodução)

Os storyboards originais do filme mostravam muito mais do tubarão do que o filme acabou mostrando. Quatro cenas completas do filme estão disponibilizadas no YouTube, onde pode-se ver que a criatura teria muito mais destaque e as cenas de morte seriam muito mais sangrentas.

Entre os momentos registrados nas imagens estão a icônica cena de abertura do filme, e o ataque do menino Alex na praia, em que a criança é vista entre os gigantescos dentes do bicho. Também há o clímax do filme, que não foi tão modificado quanto outras partes. Confira:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

Por que as cenas foram modificadas?

Cena de Tubarão (Reprodução)
Cena de Tubarão (Reprodução)

Um dos motivos pelos quais o tubarão do filme é tão assustador é sua esparsa presença na produção. O animal praticamente não aparece em 80% do filme, sendo substituído em cena por câmeras do ponto de vista dele, os famosos barris amarelos e a trilha sonora de John Williams.

Como os storyboards mostram, o animal iria aparecer mais, porém a ideia precisou ser reformulada e adaptada por conta do tubarão mecânico que era usado no filme.

Apelidado de Bruce por conta do advogado do diretor Steven Spielberg, o aparelho foi seriamente danificado pela água do mar e precisou entrar em manutenção uma porção de vezes, tornando impossível manter o tubarão em todas as cenas desejadas.

Steven Spielberg e Bruce, o Tubarão (Reprodução)
Steven Spielberg e Bruce, o Tubarão (Reprodução)

Apesar da frustração na época, o diretor já disse em inúmeros documentários que os problemas foram uma bênção, já que a diminuição nas aparições de ‘Bruce’ tornou as cenas em que ele aparece muito mais impactantes e assustadoras.

Tubarão está disponível em streaming através da Netflix, Prime Video e assinatura premium do Globoplay/Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›