Steven Spielberg diz que ficou traumatizado após dirigir Tubarão

Tubarão, filme icônico lançado em 1975, foi o motivo de traumas para seu diretor Steven Spielberg, que chegou a perder o sono por conta do longa. A informação foi dada pelo próprio cineasta em entrevista para o Entertainment Weekly.

“Eu costumava assumir o papel por alguns anos depois de fazer o filme para superar meu Stress Pós-Traumático. Eu trabalharia meu próprio trauma, porque era traumático. Eu ficava sentado naquele barco sozinho por horas, apenas trabalhando, e tremia. Minhas mãos tremiam”, disse Spielberg.

O motivo do trauma do diretor é que ele era um jovem cineasta quando liderou Tubarão e se sentia pressionado para entregar o filme na data determinada pelos estúdios. O problema era que o prazo de 55 dias se estendeu por 159 dias e Spielberg temia não conseguir finalizar o longa.

Para felicidade de Spielberg o filme ficou pronto há tempo e ele conseguiu entregar um bom resultado. Mas os atrasos durante as gravações chegaram a ser motivo para ele achar que sua falha encerraria sua carreira nos cinemas.

“A experiência me deu total liberdade para o resto da minha carreira. O sucesso que o filme teve apenas me deu a versão final, me deu a chance de contar minhas próprias histórias.”

De qualquer forma, Tubarão se tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos até Guerra nas Estrelas vencê-lo em 1977. Indiscutivelmente, este filme inaugurou a era do blockbuster de verão.

No filme um tubarão-branco carnívoro ataca os banhistas em uma cidade turística de verão. Os ataques levam o chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider) a caçá-lo com a ajuda de um biólogo marinho (Richard Dreyfuss) e um caçador profissional de tubarões (Robert Shaw).

Tubarão foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Filme e levou para casa três Oscars de Melhor Montagem de Filme, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som. O filme também gerou várias sequências nos anos seguintes, que não tiveram o sucesso astronômico do primeiro.

Carreira

Steven Spielberg (Divulgação)

Steven Spielberg relatou que fazia filmes desde a infância e se tornou um cineasta amador antes mesmo de alcançar a idade adulta. Ele passou a se tornar o diretor vencedor do Oscar de enorme sucesso e tem no seu currículo filmes como A Lista de Schindler, A Cor Púrpura, E.T .: O Extraterrestre, O Resgate do Soldado Ryan, Prenda-Me se For Capaz, Ponte dos Espiões.

Além disso, o diretor também é fundador do Dreamworks SKG, que foi comprado pela Paramount Pictures em 2005.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›