Star Wars | Saiba por que os sabres de luz de Ahsoka Tano mudam de cor

Após sair das séries animadas de Star Wars como Clone Wars e Rebels e se tornar uma estrela no live-action Mandalorian, Ahsoka Tano agora está prestes a se tornar protagonista de seu próprio programa.

Apesar de Ahsoka estar ganhando cada vez mais espaço, ainda assim há coisas que não se sabe da personagem, como: por que seus sabres de luz mudam de cor ao longo da história de Star Wars?

Antes de explicar, vamos retomar essas mudanças, na primeira vez que a personagem apareceu, como a padawan de Anakin Skywalker, ela tinha sabres de luz verdes, já no final das Guerras Clônicas, seus sabres eram azuis e anos depois, ela lutou na batalha contra o Império com um par de sabres brancos.

As mudanças de cores nos sabres de luz de Ahsoka Tano tem sido motivo de muitas especulações aos longos dos anos, então vamos aos fatos que temos que podem explicar essas alterações.

Em um episódio da temporada final de Guerra dos Clones vimos Ahsoka Tano entregando seus sabres de luz verdes para o Conselho Jedi, porém quando ela voltou a se reunir com seu ex-mestre, Anakin Skywalker, ele os devolveu a ela.

Porém, quando Anakin devolveu as armas a sua padawan ele fez questão e afirmar que cuidou muito bem delas e que ele tinha feito alguns ajustes que talvez teriam deixado os sabres um pouco melhores.

Todo fã de Star Wars sabe muito bem que a fonte dos poder dos sabres de luz sãos seus cristais, e que estes, por sua vez, no geral refletem as características do dono, e tendo eles permanecido com Anakin por um tempo, naturalmente poderiam ter adquirido algo dele, o que explicaria a primeira mudança de cor.

Ahsoka Tano em Mandalorian (Divulgação)

A segunda mudança de cor dos sabres de luz é explicada no livro Ahsoka, de EK Johnson, que se passa após as Guerras Clônicas, quando Ahsoka está se escondendo do Império.

Acontece que ela acaba se expondo quando usa seus poderes da Força para salvar alguns inocentes e o Império envia um de seus executores de caça Jedi conhecidos como Os Inquisidores, chamado Sexto Irmão, para eliminá-la.

No entanto, após uma terrível batalha, ela acaba matando o Sexto Irmão e pegando os cristais kyber do sabre de luz dele, para fazer novas armas para ela, pois ela teve que abandonar suas lâminas azuis quando fugia da Ordem 66.

O antigo donos dos cristais era um homem corrupto e violento, o que foi refletido em suas armas, por isso Ahsoka teve que purificar os cristais antes de transformá-los em novos sabres para seu uso, o que criou o branco de suas novas armas.

O significado da cor branca dos sabres foi explicado na série Star Wars: The High Republic, que apresenta o personagem Jedi Orla Jareni que opta por ser um jedi independente do Conselho e sua independência fica caraterizada pelo branco de seu sabre de luz.

Quando Ahsoka Tano ressurge em Star Wars Rebels como uma importante agente da Rebelião, seu novo comportamento zen e sabres de luz brancos caracterizam sua mudança de caráter.

O spin-off que trará Ahsoka Tano como protagonista segue em produção na Lucasfilm, que ainda não revelou maiores detalhes do projeto, nem uma previsão de lançamento.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›