Star Wars: Explicado por que O Retorno de Jedi destruiu o coração dos fãs

Os grandes fãs de Star Wars vivem divididos quando o assunto são as trilogias de prequela e sequência dos filmes. Com alguns que defendem os méritos dos filmes e outros que os descartam, existe uma coisa em que a base de fãs costuma ser unânime, que é a opinião de que a trilogia original é perfeita.

No entanto, seu capítulo final, O Retorno de Jedi, é o que deixa os fãs irritados e desapontados. Entenda agora o motivo:

O tom muito mais leve que O Império Contra-Ataca

O Império Contra-Ataca é amplamente considerado o melhor filme de Star Wars já feito, e provavelmente nunca será superado, porque Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm nunca aparecerá com nada mais poderoso do que a revelação de que Darth Vader é o pai de Luke.

Até aí estava tudo bem, mas os fãs se irritaram com o fato de O Retorno de Jedi surgir com um tom muito mais alegre e simpático do que o anterior, que foi mais sombrio, o que caracterizou uma quebra de ritmo.

A fofura dos Ewoks

Quando os rebeldes pousam em Endor com o objetivo de desligar o gerador de escudo e permitir que sua frota de navios chegue ao núcleo da Estrela da Morte para explodi-lo, eles são ajudados por uma raça local de criaturas peludas conhecidas como Ewoks.

Para quem era criança quando o filme foi lançado, certamente, a aparição dos Ewoks foi sensacional. As cenas em que os bichinhos apareciam eram recheadas de humor pastelão, que as crianças realmente amam.

Mas para os adultos, os tais bichos eram exageradamente fofos, o que não tinha nada a ver com o filme. A fofura pode funcionar no universo de Star Wars – basta olhar para ‘Baby Yoda’ de The Mandalorian, mas, na maioria das vezes, ela realmente consegue ser desagradável para boa parte do público.

Darth Vader em Star Wars (Reprodução)

Outra estrela da morte

Antes mesmo de J.J. Abrams ser acusado de copiar o enredo da Estrela da Morte de George Lucas em O Despertar da Força, o próprio Lucas copiou seu enredo da Estrela da Morte em O Retorno de Jedi, quando mostrou o Império construindo outra super arma no espaço para os rebeldes explodirem.

A diferença foi que Jedi pelo menos acrescentou um elemento de diferenciação com o gerador de escudo em Endor e um duelo de sabres de luz a bordo da nova Estrela da Morte para a batalha espacial a fim de evitar que ela parecesse só uma cópia mal feita.

Cena de morte sem cerimônia de Boba Fett

Pelo que parece, George Lucas não entendeu o quão popular Boba Fett havia se tornado entre os fãs da franquia.

Se ele soubesse, não teria dado ao personagem uma cena de morte tão decepcionante em O Retorno de Jedi.

O cruel caçador de recompensas recebeu um disparo do jetpack de um Han quase cego, que o mandou para o Pit Sarlacc, que começou a soltar um arroto de desenho animado, nada assombroso.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›