Star Wars: 4 principais semelhanças entre Luke e Darth Vader

Na trilogia original de Star Wars, Luke Skywalker treinou como Jedi até se tornar forte o suficiente – ou pelo menos ele pensava que era forte o suficiente – para enfrentar Anakin Skywalker, conhecido como Darth Vader.

O que ele não sabia era que o vilão era seu pai biológico e também um Jedi caído. Por isso, os dois compartilhavam várias semelhanças e, algumas delas, você relembra a seguir:

Eles foram criados em Tatooine

Tanto Anakin quanto Luke tiveram infâncias bastante sofridas em Tatooine. A infância de Luke não foi tão ruim quanto a de Anakin porque este era um escravo de verdade, mas Luke também se sentia preso enquanto trabalhava na fazenda de seus tios que ficava no meio do nada.

Anakin deixou Tatooine quando um Cavaleiro Jedi chegou, contou seus midiclorianos e o considerou o ‘Escolhido’.

Já Luke deixou a cidade quando o Império massacrou seus tios e queimou a casa dos Lars.

Darth Vader em Guerra nas Estrelas (Reprodução)
Darth Vader em Guerra nas Estrelas (Reprodução)

Ambos são esquentadinhos

Tanto Anakin quanto Luke são propensos a terem ataques de raiva.

Anakin matou homens, mulheres e crianças quando sua mãe morreu em seus braços em uma comunidade Tusken Raider.

Por sua vez, Luke também atacou Vader violentamente com seu sabre de luz quando Vader ameaçou levar Leia para o lado obscuro.

A principal diferença entre eles nesse aspecto que é que quando Luke percebeu que sua raiva o dominava, ele tratou de controlá-la para que não causasse nenhum mal.

Anakin, ao contrário, abraçou a raiva e derrubou toda a Ordem Jedi.

Os dois questionam os ensinamentos do seu Mestre

Enquanto Obi-Wan aceitou toda a sabedoria que seu mestre Qui-Gon Jinn transmitiu a ele, seu próprio padawan Anakin não teve o mesmo comportamento. Anakin sempre fazia questão de contestar as orientações de Obi-Wan, como, por exemplo, quando este o avisou sobre o risco de ficar muito perto de Padmé.

Muito parecido com Anakin, Luke também questionou os ensinamentos de seu próprio mestre quando ele começou seu treinamento Jedi.

Isso deixava Yoda cada vez mais frustrado por causa da incapacidade que Luke tinha de ouvi-lo.

Luke (Mark Hamill) e Mestre Yoda em Guerra nas Estrelas (Reprodução)
Luke (Mark Hamill) e Mestre Yoda em Guerra nas Estrelas (Reprodução)

Apegos Emocionais

Apaixonar-se ou se apegar a alguém emocionalmente é proibido na Ordem Jedi. É claro que não deixa de acontecer, pois a maioria dos Cavaleiros Jedi se apaixonam, mas isso é totalmente desaprovado e eles precisam pelo menos manter em segredo.

Na trilogia prequela, o amor de Anakin por Padmé o torna obcecado em protegê-la da morte, o que o leva para o lado obscuro da Força.

Em O Império Contra-Ataca, Luke encurta seu treinamento Jedi, contrariando seu próprio mestre, porque seus melhores amigos estão em perigo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›