Spielberg foi ameaçado com demissão durante produção de Tubarão?

Atrasos na produção deixaram chefe nervoso

Um dos maiores diretores de Hollywood, Steven Spielberg não era o queridinho da indústria produzindo Tubarão, projeto do qual foi ameaçado de demissão múltiplas vezes.

O cineasta contou para o Entertainment Weekly que os contratempos do filme eram todos considerados culpa dele pelos estúdios da Universal. Por conta de sua decisão de usar um tubarão mecânico e filmar no mar aberto, a produção teve um atraso histórico.

Tubarão (Reprodução)

Steven confessou que acha que teve muita ajuda por trás das cortinas do alto escalão da empresa, que acreditava em seus dotes criativos e queriam que ele seguisse sua própria visão do filme:

“Eu acho que o Sid Sheinberg [presidente e chefe de operações da Universal Pictures na época] era quem sempre bloqueava a intenção do Ned Tanen [chefe de produções da Universal na época] de me demitir. Ele queria muito me demitir.”

O diretor admitiu que a produção do filme tentou o máximo para dissuadi-lo e convencê-lo a mudar o filme para reduzir o atraso, mas ele se mantinha irredutível, afinal, ele não podia simplesmente cancelar todo o terceiro ato do filme:

“O Dick Zanuck e o David Brown [produtores do filme] sempre me diziam que meu emprego estava por um fio. Eles sempre me avisavam. E eles não falavam isso para me ameaçar ou para me intimidar, era só uma coisa: ‘Tem algo que você possa fazer com o roteiro, com o calendário, pra que a produção não seja cancelada? O que você pode fazer?’.”

“Eu só seguia em frente. O calendário era ditado pelo tubarão mecânico e pelas condições do mar. Era isso que ditava todo o resto”, explicou.

“Eu acho que toda vez que tinha uma intenção em me mandar embora, o Sid se metia silenciosamente nos bastidores e impedia que isso acontecesse.”

Diretor estava tranquilo com prazos: “Não atrasei”

Cena de Tubarão (Reprodução)

Steven relembrou o início das filmagens e como ele deu ao artista uma sensação falsa de segurança. Ele confessou que depois do primeiro mês de filmagens, estava convencido de que tudo iria acontecer nos conformes:

“Eu estava me sentindo mega confiante, eu estava muito convencido nos primeiros 35 dias porque tudo estava dentro do planejado. […] Tudo que foi filmado em terra, até mesmo coisas com o tubarão, e a cena de abertura com Chrissie Watkins sendo morta, […] foi tudo normal.”

“Foi só quando a gente foi pro alto mar para o que seriam 25 a 30 dias de filmagens que tudo começou a dar m*rda”, contou.

Tubarão está disponível na Netflix, Prime Video e Telecine Play.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›