Sindicato americano de atores expulsa Donald Trump

Esqueceram de mim
Cena de Esqueceram de Mim (divulgação)

Nesta quarta-feira (20) aconteceu nos Estados Unidos a Cerimônia de Posse, onde o presidente eleito, Joe Biden, tomou para si a cadeira presidencial.

Donald Trump, que contestou os resultados da eleição de 2020, teve que se despedir da sua posição enquanto presidente e de todos os privilégios que vinham com ela.

Mas ele não está sendo convidado apenas a se retirar da Casa Branca. O sindicato dos atores- SAG-AFTRA– dos Estados Unidos publicou uma nota onde expõe a opinião da instituição sobre a influência de Trump na invasão ao Capitólio dias atrás.

A representante e presidente, Gabriele Capris, informou a imprensa em comunicado o seguinte:

“Donald Trump atacou os valores que este sindicato tem entre os mais sagrados: democracia, verdade, respeito pelos nossos concidadãos de todas as raças e religiões e a sacrossanta liberdade de imprensa”.

O diretor executivo da organização também se manifestou:
“Como sindicato, nosso papel mais importante é a proteção de nossos membros”

O comunicado também considera as opiniões de Trump uma “campanha perigosa de desinformação destinada a desacreditar e, em última instância, ameaçar a segurança dos jornalistas”

Até o momento o SAG- AFTRA, que tem entre seus filiados diversos profissionais do audiovisual, estabeleceu um comitê disciplinar que estudará o caso.

A maioria dos 160 mil membros do sindicato votaram a favor de considerar os atos de Donald Trump uma violação à constituição americana.

O comitê disciplinar também tem a função de investigar uma segunda acusação de ‘incitamento à insurreição’.

“Há uma ligação direta entre esse desrespeito deliberado pela verdade e os ataques perpetrados por seus apoiadores contra jornalistas”, acrescenta Gabriele Capris.

Se condenado, Trump pode ser obrigado a pagar multa, ser suspenso ou expulso da instituição.

Trump já participou do reality show The Apprentice, além de ter aparecido no clássico Esqueceram de mim 2: Perdido em Nova Iorque, em Zoolander, e em algumas outras séries.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›