Simu Liu foi chamado para o MCU logo após lutar contra piada racista

Simu Liu, a estrela de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, conseguiu seu papel no Universo Cinematográfico Marvel no mesmo dia em que lutou contra uma piada racista sobre Kim’s Convenience.

Liu contou sua experiência para a Entertainment Weekly, explicando que recebeu uma ligação do Marvel Studios poucas horas depois de entrar em uma discussão no set de sua sitcom canadense de sucesso sobre uma linha envolvendo o termo “Egg Foo Jung”, um jogo insensível de palavras com o nome do personagem Jung Kim.

Quando ele se recusou a dizer a frase conforme o roteiro, as gravações pararam por quase uma hora.

“Eu não queria que o público visse esse personagem brincando com aquela piada. Foi assustador. Eu estava à beira das lágrimas. Na verdade, foi um dia muito, muito difícil”.

Adaptado da peça de Ins Choi, Kim’s Convenience centra-se no clã Kim, uma família coreano-canadense que opera uma loja de conveniência em Toronto. O show foi ao ar por cinco temporadas antes de seu cancelamento em março.

Saiba mais

Embora Liu tenha admitido estar “de coração partido” com a notícia, ele desde então se manifestou contra a cultura local do programa e a falta de inclusão em sua sala de escritores, em sua maioria brancos. Em uma longa postagem no Facebook, Liu escreveu:

“Éramos um elenco de canadenses asiáticos que tinham uma infinidade de experiências vividas para se inspirar e oferecer aos escritores. Mas, muitas vezes, ouvíamos sobre os planos das próximas temporadas poucos dias antes de estarmos definidos para começar a gravar… deliberadamente não nos foi dada muita margem de manobra”.

Elenco de Kim's Convenience (Divulgação)
Elenco de Kim’s Convenience (Divulgação)

Jean Yoon, que interpretou a matriarca da família Kim “Umma”, apoiou as afirmações de Liu, tweetando “a falta de mulheres asiáticas, especialmente escritores coreanos na sala de escritores de [Kim’s] tornou minha vida MUITO DIFÍCIL“.

Ela também afirmou que as histórias planejadas para a 5ª temporada eram “MUITO RACISTAS [e] culturalmente imprecisas“, o suficiente para que o elenco se unisse e expressasse suas preocupações coletivas.

Liu mais tarde esclareceu que sua postagem não pretendia ser “uma grande exposição bombástica“, acrescentando que continua “orgulhoso de tudo o que foi realizado durante nossa corrida“.

Ele expressou sua esperança de que Shang-Chi seja igualmente inovador, permitindo que ele “explore um território desconhecido para rostos asiáticos” no futuro. Liu disse em um entrevista recente:

“Acho que você vai me ver em algo que não é distintamente asiático. E logo você vai começar a ver meu nome aparecer em projetos nos quais não estou atuando”.

Dirigido por Destin Daniel Cretton e escrito por Dave Callaham, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia no dia 3 de setembro.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›