Saiba o que Friends, Pose e Gossip Girl possuem em comum

Desde o início das grandes séries na televisão americana, os bairros de Nova York têm sido regularmente apresentados como cenários para inúmeras produções que acabam se tornando ícones culturais e representativos para a cidade.

Upper East Side – Gossip Girl

Gossip Girl apresentou aos espectadores o luxuoso Upper East Side de Manhattan. O bairro é conhecido por seus residentes ricos, escolas preparatórias competitivas e apartamentos multimilionários.

Tanto a série original de 2007 quanto a nova reinicialização da HBO Max utilizam muitas locações do Upper East Side para as filmagens, incluindo The Met, Cooper Hewitt Design Museum e Park Avenue Armory.

As escolas Constance Billard for Girls e St. Jude School for Boys são as mais notáveis, embora nenhuma delas seja real, e se baseiam em escolas particulares da vida real localizadas no bairro, como a Dalton School, Loyola e Marymount.

The Village – Friends

Greenwich Village, em Lower Manhattan, já foi um paraíso para artistas, mas nas últimas décadas tornou-se um bairro altamente requintado e luxuoso. O alto custo de vida levou a muitos debates sobre como Monica e Rachel compraram seu apartamento na 90 West Bedford St. em Friends.

Uma curiosidade é que grande parte do show foi filmado em um estúdio localizado em Los Angeles, porém, todo o cenário foi construído com base em Greenwich Village.

O escritório de Chandler, também foi criado em estúdio, mas fica no Edifício Solow, um arranha-céu moderno que está localizado de frente para o Central Park.

Joe Tirbiani e Chandler Bing em cena de Friends (Reprodução)

Harlem – POSE

POSE gira em torno da Cultura do Baile do início dos anos 90, que historicamente foi ancorada na comunidade LGBTQ+.

Uma das grandes inspirações para a criação da série foi o documentário Paris is Burning, que focava no salão de baile do Harlem.

É justamente neste salão que toda a ação se desenrola. Durante uma competição, as casas concorrentes precisam superar umas às outras em shows extravagantes de dança e moda.

A série se tornou importante atualmente por dar visibilidade a muitos atores e atrizes trans, incluindo Mj Rodríguez, que se tornou a primeira pessoa trans indicada ao Emmy por um papel principal.

Michaela Jaé (Mj) Rodriguez em Pose (Reprodução)
Michaela Jaé (Mj) Rodriguez em Pose (Reprodução)

East Village e Alphabet City – NYPD Blue

O East Village e Alphabet City costumavam ser uma das áreas mais perigosas de Manhattan. Estava cheio de invasores ilegais, drogas, assassinatos e violência de gangues. Por isso, se tornou o cenário perfeito para o drama policial de sucesso.

A série foi ambientada no 9º distrito de NYPD, que está localizado na E. 5th Street. Quando estreou em 1993, NYPD Blue era controverso, atraente e sem medo de ultrapassar os limites. Muitas tomadas externas para o show foram filmadas em Manhattan e Brooklyn, e a 9ª delegacia mais tarde também foi usada para o reboot de Kojak.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›