Saiba as diferenças entre o livro e o filme de Jurassic Park

Cena de Jurassic Park (Divulgação / Universal)
Cena de Jurassic Park (Divulgação / Universal)

Em 1990 foi lançado o livro Jurassic Park, um dos maiores romances de ficção científica escrito por Michael Crichton. Três anos depois, vimo no cinema uma adaptação feita por Steven Spielberg.

Jurassic Park de Steven Spielberg foi um marco na história do cinemas, além de receber três Oscar, o longa metragem é referência até hoje e uma nova trilogia está sendo feita baseada neste mundo dos dinossauros.

Contudo, como toda adaptação, algumas coisas mudam do livro para o filme, como o enredo, características dos personagens e até o final. O site Screen Rant elencou algumas diferenças entre o romance e o filme de Jurassic Park.

Personagens

Um dos primeiros pontos a se destacar é quantidade de personagens. No livro, há mais personagens, e o destaque fica um menina sendo atacada por um Procompsognathus logo nas primeiras páginas. Tal sequência não foi adaptada no primeiro filme, mas foi retratada no segundo.

Outro personagem que não está no filme é Ed Regis, chefe de relações públicas de Jurassic Park. No livro é ele quem foge da T-Rex, na versão cinematográfico quem foge é Donald Gennaro.

Características

O segundo ponto a se destacar é a mudança de alguns personagens. Ellie Sattler, por exemplo, é muito mais jovem no romance do que no filme de Spielberg. Grant no eu-livro é menos mesquinho e não desgosta de crianças.

Lex e Tim são efetivamente trocados entre as duas versões, com Tim sendo o irmão mais velho e experiente em computador do livro, e Lex sendo a criança mais nova obcecada por dinossauros. John Hammond no filme é mostrado como um bom velhinho sonhador, enquanto no livro é um capitalista sem escrúpulos.

Mortes

Com relação às mortes, no filme de Spielberg, apenas quatro personagens principais morrem. Sendo eles Gennaro, que é comido no banheiro, Muldoon, que é morto pelos velociraptores, Sr. Arnold, também morto por raptores, e Dennis Nedry, que é morto por um Dilofossauro.

Na versão de Crichton, Ian Malcolm morre devido aos ferimentos. Nedry e Arnold, que morreram basicamente da mesma maneira em ambas as versões. Muldoon e Gennaro sobrevivem à ilha, embora o Dr. Wu foi morto por um ataque de raptor. Hammond é morto e devorado por Procompsognathus.

Fuga da ilha

No livro, os protagonista tem que lidar com vários animais, principalmente os espertos velociraptores tentando fugir da ilha. Tanto que é relatado que há um grupo de jovens raptores em um navio. Desde o início do livro são retratadas a fugas do animais e eles causando problemas no continente.

Já no filme, os protagonistas tem que encontrar um maneira de sobreviver dentro da ilha enquanto esperam pelo resgate.

O final

Talvez o ponto mais divergente entre filme e livro sejam seus finais. Enquanto no filme de Steven Spielberg, vimos os sobreviventes indo embora da ilha e deixando a vida seguir seu rumo. No livro de Michael Crichton, a história termina com a Força Aérea da Costa Rica enviando um bombardeio para destruir Ilha Nublar.

Formado em administração e psicologia. Fez curso de desenho com especialização em cartoons. Adora videogame, animações e filmes e séries de super heróis e monstros.


SIGA-NOS E VEJA MAIS


Veja mais ›