Rússia classifica Eternos como 18+ por personagem LGBT

Eternos, o mais novo lançamento do MCU, previsto para chegar aos cinemas em novembro, recebeu classificação 18 anos na Rússia por ter um herói gay.

O filme está sendo divulgado como um dos projetos mais diversos do MCU, pois, além de trazer Makkari como a primeira super-heroína surda da franquia, interpretada por Lauren Ridloff, a produção ainda trará Phastos como um dos Eternos que é gay e é casado com outro homem.

Já faz tempo que os fãs pedem uma representatividade LGBTQ+ nos filmes da Marvel, por isso, o personagem – que será interpretado por Brian Tyree – será visto em uma relação homoafetiva.

A Rússia, entretanto, conhecida como um país cujo governo é abertamente anti-LGBTQ, decidiu reclassificar o filme. De acordo com informações divulgadas pelo Screenrant (a partir do site Kino Metro, especializado em cinema russo), o filme foi classificado como 18+ que é o equivalente no país a ‘proibido para crianças’.

Brian Tyree e Phastos nos quadrinhos da Marvel (Montagem Reprodução)
Brian Tyree e Phastos nos quadrinhos da Marvel (Montagem / Reprodução)

A fim de comparação entre produções da Marvel, na Rússia, a maioria dos filmes da franquia recebe classificação 12+ – como foram os casos de Vingadores e Homem-Formiga e a Vespa – ou, ainda, 16+ – como aconteceu com Vingadores: Ultimat e Viúva Negra), sendo Eternos o primeiro a receber essa classificação mais elevada.

Vale ressaltar que o país também já fez isso anteriormente em Power Rangers, em 2017, pelo fato de haver personagens LGBT no filme.

Haverá cortes nas cenas do filme?

Ainda não foi informado se o filme sofrerá cortes em suas cenas que retratem a sexualidade de Phastos, embora isso já tenha acontecido em outros países anteriormente.

Um exemplo foi o breve beijo lésbico em Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker, que foi removido em países como os Emirados Árabes Unidos em 2019.

Esse tipo de censura é questionável por boa parte do público, uma vez que filmes que trazem personagens heterossexuais vivendo algum tipo de romance não recebem o mesmo tratamento em nenhum país.

De todo modo, Eternos, que estava programado para estrear no ano passado (porém precisou ser adiado por causa da pandemia), segue a caminho do seu lançamento trazendo no elenco, grandes nomes como Gemma Chan, Richard Madden e Angelina Jolie. O filme é um dos mais aguardados do ano e promete ser diferente dos filmes anteriores do MCU.

Os fãs esperam que o filme sirva para impulsionar a franquia em direção a mudanças positivas na representação LGBTQ+.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›