Por que escrever Shang-Chi da Marvel foi tão difícil segundo roteirista?

Um parte do público quando vai ao cinema gosta de se sentir representado pelos personagens.

Contudo, a questão da representação na telona é um assunto delicado, principalmente quando se trata de grupos como negros, homossexuais, mulheres e asiáticos.

Estes personagens em sua maior parte tem uma uma trama subdesenvolvida, ou servindo apenas de alivio cômico, e dificilmente ganham um papel de destaque.

Pantera Negra conseguiu ser um dos filmes que trouxe uma grande representatividade para os negros.

Agora a Marvel pretende repetir o feito com Viúva Negra, trazendo um visão menos objetificada das mulheres.

E isso também refletirá em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que trará uma maior representatividade para os asiáticos.

Em uma entrevista para a EW, David Callaham, o roteirista por trás de Os Mercenários e Mortal Kombat, ficou inesperadamente emocionado quando começou o roteiro de Shang-Chi.

“Eu dei um passo para trás e pensei: Por que me sinto assim? E eu sei que isso soa como uma resposta correta, mas percebi que esta é a primeira vez que me pedem para escrever de minha própria experiência, de minha própria perspectiva”.

Callaham contou como ele e o diretor Destin Cretton sentiram o peso das expectativas enquanto construíam o mundo de Shang-Chi.

“Não há uma única voz asiático-americana. Então, como podemos criar algo que fale para a diáspora asiática mais ampla? Como podemos fazer algo que seja empolgante e divertido, mas também pessoal para todas essas pessoas? O que [Destin e eu] chegamos foi a realidade muito simples de apenas colocar esse personagem na tela, no nível que a Marvel faz. Porque quando ligamos nossas televisões, nenhum de nós estava vendo asiáticos. E estávamos empolgados em poder mudar isso”.

É por isso que foi crucial para os cineastas mostrarem mais dimensionalidade para a experiência asiática do que os cinéfilos demonstraram no passado. Como Awkwafina disse:

“Quando você conta essas histórias, deve haver um nível de transparência, autenticidade e, tipo, uma maneira não piegas de abordar a experiência asiática”.

O elenco de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis incluiu Simu Liu, Awkwafina, Tony Leung, Florian Munteanu, Fala Chen, Michelle Yeoh, Ronny Chieng e Zhang Meng.

Na trama, após muito tempo vivendo isolado, Shang-Chi consegue conhecer o resto do mundo. Contudo, seu passado volta a perturbá-lo e grandes revelações sobre seu pai vem a tona.

O longa metragem estreia no dia 3 de setembro de 2021.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›