Robert Downey Jr. defende Trovão Tropical: “vício de reclamação”

Robert Downey Jr. defendeu seu papel em Trovão Tropical, filme de 2008 onde interpreta Kirk Lazaruz.

Kirk é um ator egoísta que leva sua atuação tão a série ao ponto de de fazer uma cirurgia de “alteração de pigmentação” para escurecer sua pele para interpretar um soldado negro em um filme de guerra.

Ao longo dos anos muitas pessoas criticaram Downey Jr. por esse papel, acusando ele de fazer Blackface. Contudo, o ex-interprete do Homem de Ferro não concorda com essa reação.

De acordo com o site Variety, em uma entrevista para o podcast Literally de Rob Lowe, Downey Jr. fez um paralelo entre Trovão Tropical e a série Tudo em Família, e disse que ambos os trabalhos enfrentam críticas por causa do público não estar vendo o quadro geral da época em essas produções foram feitas.

Eu estava olhando para Tudo em Família e eles fizeram um pequeno aviso do que está acontecendo no início do programa”, disse Downey Jr. sobre a reação negativa do sitcom por abordar tópicos sociais como o racismo de uma forma nunca teve antes na tv.

As pessoas deveriam pesquisar exatamente o que é, porque é um antídoto para esse vício de reclamação que [as pessoas parecem] ter com tudo hoje em dia. A linguagem dizia: ‘Ei, esta é a razão pela qual estamos fazendo essas coisas que, no vácuo, você poderia separar e dizer que são erradas e ruins‘”, continuou Downey Jr.

Costumava haver um entendimento com o público, e não estou dizendo que o público não esteja mais entendendo – estou dizendo que as coisas ficaram muito confusas. O espírito que [Ben] Stiller dirigiu, lançou e filmou Trovão Tropical foi, essencialmente, como uma defesa contra todos esses tropos que não estão certos e que foram perpetuados por muito tempo.”

Robert Downey Jr. em Trovão Tropical (Reprodução)
Robert Downey Jr. em Trovão Tropical (Reprodução)

O aviso de isenção de responsabilidade de Tudo em Família diz: “O programa que você está prestes a assistir é Tudo em Família. Ele procura lançar um holofote humorístico sobre nossas fragilidades, preconceitos e preocupações. Ao torná-los motivo de riso, esperamos mostrar – de uma forma madura – o quão absurdos eles são.”

No Brasil também existem avisos para programas mais antigos, como dos anos de 1990 e 1980, explicando que algumas situações podem ser controversas para o público atual, pois representavam a forma de pensar e agir da época em que foram feitos.

Durante um episódio de 2020 do podcast The Joe Rogan Experience, Downey Jr. relembrou que sua mãe ficou horrorizada quando soube de seu papel em Trovão Tropical. Sua mãe lhe disse: “Bobby, estou lhe dizendo, tenho um mau pressentimento sobre isso”.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›