Relembre os momentos mais sombrios de O Retorno de Jedi

Embora O Retorno de Jedi seja frequentemente referido como o filme mais leve de toda a saga Star Wars, ele também apesenta alguns momentos que são supreendentemente sombrios. Relembre quais são:

O Imperador é aterrorizante

Enquanto os Ewoks iluminam os segmentos definidos por Endor da batalha final transversal, o Imperador é responsável por trazer bastante terror nos segmentos definidos na sala do trono.

Seja quando está explodindo Luke com relâmpagos da Força ou apenas quando dá gargalhadas enquanto os navios rebeldes são completamente destruídos por sua frota, Palpatine consegue ser realmente assustador.

Todas as falas do personagem são realmente muito certeiras, mas uma das que mais se destaca é: “Agora, jovem Skywalker, você vai morrer”, porque ele diz isso de maneira tão casual, como se matar Luke fosse super fácil e não significasse nada para ele.

Imperador Palpatine em O Retorno de Jedi (Reprodução)
Imperador Palpatine em O Retorno de Jedi (Reprodução)

Leia é forçada a se tornar escrava de Jabba

O “biquíni escravo” de Leia é uma das escolhas de figurino que mais geraram controvérsias na história do cinema até hoje. Ela é acorrentada para se tornar uma escrava sexual enquanto todos os outros tentam salvar Han do palácio de Jabba e acabam sendo jogados em uma cela.

Mas as coisas não ficam assim, pois Jabba recebe seu castigo durante a batalha em sua barcaça. Leia faz justiça quando estrangula Hutt até a morte com as suas correntes.

Reformulando Vader como um herói trágico

No filme original de Star Wars, Darth Vader foi apresentado como um símbolo do mal sem rosto e instantaneamente se tornou um dos vilões mais icônicos já criados.

No entanto, quando surgiu em O Império Contra-Ataca, ele acabou sendo um pouco mais humanizado após a revelação de que ele é o pai de Luke Skywalker.

Em O Retorno de Jedi, o vilão genocida e criminoso de guerra é reformulado como um Jedi caído e um herói trágico.

É seu filho que consegue trazer à tona o que há de bom nele e ele é redimido.

Cena de O Retorno de Jedi (Reprodução)
Cena de O Retorno de Jedi (Reprodução)

O rancor é um monstro do cinema assustador

Em uma masmorra sob seu palácio, Jabba mantém um rancor como animal de estimação.

A criatura se alimenta de súditos insolentes que o desafiam e são mandados para lá para serem comidos vivos. O primeiro sacrifício de Jabba para o rancor introduz seu temível poder.

Já o segundo sacrifício é ninguém menos que Luke Skywalker, que consegue superar o monstro ao jogar o crânio de uma das vítimas anteriores que ativa uma porta de metal pesada e, finalmente, esmaga o bicho.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›