Referências à cultura pop encontradas em Riverdale

Riverdale está cheia de referências da cultura pop, pois além de conseguir reunir diversas referências aos quadrinhos da Archie na qual é baseada, os fãs também conseguem encontrar muita coisa do mundo pop nas cenas e nos personagens, o que os ajuda a se manterem modernos e relacionáveis.

Bonequinha de Luxo / A Sangue Frio

De todos os personagens de Riverdale, Veronica é geralmente aquela que pode inventar os insultos mais criativos e, na primeira temporada, para criticar os ares da sua cidade natal, ela diz:

“Eu sou Bonequinha de Luxo, e esta cidade está tão A Sangue Frio.” Ambos os títulos são livros de Truman Capote, mas o clima sombrio e assustador de A Sangue Frio é um contraste direto com o glamour e a vivacidade de Bonequinha de Luxo.

Agatha Christie

Jughead, que é um escritor, faz várias referências a Agatha Christie por mais de uma vez no programa.

Uma das falas mais icônicas envolvendo a autora foi incluída no episódio intitulado To Die For, da quarta temporada, no qual Jughead diz: “A vida não é um romance de Agatha Christie. É muito mais confuso.”

Essa referência funciona bem em diversos níveis porque é uma piada que traz uma observação apropriada considerando que os romances de Agatha trazem muitos assuntos sujos, mas Jughead quer passar a ideia de que a vida real é ainda mais confusa.

Jughead (Cole Sprouse) e Betty (Lily Reinhart) em Riverdale (Reprodução)
Jughead (Cole Sprouse) e Betty (Lily Reinhart) em Riverdale (Reprodução)

Black Mirror

Uma das melhores referências em Riverdale é definitivamente uma referência da primeira temporada para San Junipero, o episódio mais famoso de Black Mirror.

Joaquin, um membro da Serpente do Lado Sul, é visto entrando em um ônibus com destino a San Junipero, mas, enquanto o local é real Riverdale, em Black Mirror, ele é somente um reino paralelo distante.

Batman

Essa referência foi tão bem feita e tão impressionante que qualquer fã que está familiarizado com os quadrinhos da DC certamente conseguiria identificar com facilidade.

No episódio Judgment Night, da 4ª temporada, o pai de Jughead, FP, carregou o corpo ferido e sem vida do filho pela floresta, assim como Batman carregou o cadáver de Robin depois que o Menino Maravilha foi morto no enredo de quatro edições, A Death In The Family.

A alusão se tornou extremamente perfeita porque Batman e Robin também compartilharam uma dinâmica pai-filho em algumas das histórias do Homem-Morcego.

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street)

Se os fãs observarem direitinho as casas de Betty e Archie, eles vão descobrir que elas estão localizadas numa rua chamada Elm Street, que é uma homenagem à franquia de terror A Nightmare on Elm Street, conhecida no Brasil como A Hora do Pesadelo.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›