Ratatouille é inspirado em tragédia da vida real

Filme do ratinho cozinheiro completou 15 anos em 2022

A animação Ratatouille é um adorável clássico da Pixar que conta a história do ratinho Remy. Ele encantou o público com o sonho de se tornar um grande chef de cozinha trabalhando no restaurante Gusteau’s, um dos mais refinados de Paris.

O protagonista é um grande fã do chef de cozinha Auguste Gusteau, que é o dono do restaurante. Ele acreditava que “qualquer um podia cozinhar” e, por isso, se tornou a inspiração para Remy.

Entretanto, ao longo de Ratatouille, Remy descobre que seu ídolo sofreu uma crítica tão pesada de Anton Ego, rígido crítico culinário, que acabou falecendo.

O que muitos fãs não sabem é que existiu uma história muito parecida com essa na vida real, e o filme se baseou nela.

Cena de Ratatouille (Reprodução)
Cena de Ratatouille (Reprodução)

Bernard Loiseau é o Gusteau da vida real

A tragédia contada no filme se baseou na história de um famoso chef francês chamado Bernard Loiseau. Ele também faleceu depois que um crítico de gastronomia disse que ele poderia perder sua terceira estrela no Guia Michelin.

A publicação é conhecida por ser a maior referência na gastronomia internacional e por determinar a qualidade de um restaurante.

Beranard nasceu em 1951, em Auvergne, França. Ele conquistou o estrelato com seu primeiro restaurante, chamado La Côte d’Or, que ficava localizado em Saulieu, a quatro horas de Paris.

Chef batalhou pelos próprios sonhos

Ao longo da carreira, Loiseau sempre teve um objetivo em mente: conquistar as maiores pontuações no guia Gault-Millau e ser notado pelo Guia Michelin.

Finalmente, em 1991, o prêmio veio. Ele conseguiu as tão sonhadas três estelas Michelin e já tinha uma pontuação alta no Gault-Millau: 19/20.

Entretanto, no auge de suas conquistas, o chef levou um duro golpe de um famoso crítico que o deixou completamente abalado.

No mês de janeiro de 2003, François Simon, decidiu publicar um artigo no jornal francês Le Figaro, dizendo que o estilo da cozinha de Bernard estava ultrapassado e não era mais relevante para a época.

Ele ainda disse que o restaurante La Côte d’Or perderia os pontos que conquistou no Gault-Millau e todas as suas estrelas Michelin.

Cena de Ratatouille (Reprodução)
Cena de Ratatouille (Reprodução)

Bernard Loiseau ficou tão abalado com o que leu que não suportou. Em fevereiro do mesmo ano, ele decidiu tirar a própria vida em sua casa, em seu quarto, aos 52 anos de idade.

O restaurante realmente perdeu pontos no Gault-Millau, ficando com 17/20, porém, não perdeu suas estrelas Michelin.

Atualmente, o local possui um novo nome e se chama Relais Bearnard Loiuseau e ainda mantêm suas três estrelas Michelin. Ele está sob a direção de Dominique Loiseau, viúva de Bernard, e tem a cozinha sob os comandos do chef Patrick Bertron.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›