Quem são as três versões do Besouro Azul e qual vai estar no filme?

História do Besouro Azul começou ainda na década de 1930

Besouro Azul é um dos futuros lançamentos da DC, com data de lançamento prevista para 18 de agosto de 2023, e vai contar a história de Jaime Reyes (Xolo Maridueña), personagem que é o terceiro a usar o manto do herói nos quadrinhos.

Essa é a versão mais recente do personagem, que já foi alterado e atualizado várias vezes ao passar por diferentes editoras. Assim, para que você possa saber um pouco mais sobre ele antes de ver o filme, aqui estão destacadas algumas das informações mais importantes sobre o Besouro Azul.

Quando foi a Primeira Aparição do Besouro Azul?

O herói surgiu em 1939 nas histórias em quadrinhos Mistery Men Comics 1, da editora Fox Comics. Devido ao sucesso, ele ganhou uma série de rádio de 13 episódios que estreou no ano seguinte.

O enredo contava a história de Dan Garrett, um homem que tinha uma vida dupla, como a maioria dos super-heróis. Durante o dia, ele era um policial comum, mas, à noite, ele era o Besouro Azul e resolvia crimes que nem mesmo a polícia dava conta.

A princípio, ele não tinha poderes e era apenas um detetive misterioso que usava um chapéu, um sobretudo e uma máscara para se disfarçar.

Foi somente um tempo depois que ele passou a consumir a vitamina 2-X, que lhe deu poderes como agilidade, superforça e resistência. O herói chegou até mesmo a conseguir ressuscitar os mortos em algumas histórias.

A partir daí, ele também passou a usar o famoso uniforme azul.

Quem é o Segundo Besouro Azul?

Diversas editoras de quadrinhos fecharam nos anos 1950 por causa de uma crise, e isso mudou tudo para o Besouro Azul. Suas histórias passaram a ser contadas por uma nova editora, a Charlton Comics, que decidiu incluí-lo na revista do Capitão Átomo, de 1966.

Agora, ele era Ted Kord, um inventor milionário que desenvolveu uma máquina voadora em formato de besouro. A origem de Ted foi revelada em 1967. Ele havia sido um parceiro de Dan Garrett, que nessa versão era um arqueólogo e não um policial.

Dan, entretanto, morre em luta contra o tio de Ted, mas, antes disso, revela ser o Besouro Azul e pede que o rapaz assuma seu manto.

Como aconteceu a chegada à DC?

O personagem passou a fazer parte da DC Comics na década de 1980 e, mais uma vez, passou por adaptações. Agora, ele ganhou uma série solo além de ter participado da Liga da Justiça e ter aparecido na Crise nas Infinitas Terras, lançado em 1985.

Sua origem também foi alterada. Aqui, ele havia sido um aluno de Dan Garrett e encontrou um escaravelho que pertencia a um antigo deus egípcio.

Por fim, o terceiro Besouro Azul – que será visto no filme

Jaime Reyes assumiu o manto em 2005, depois da morte de Ted. Ele é um descendente de mexicanos que morava em El Paso, fronteira do México com o Texas.

Jaime encontra o antigo escaravelho nas ruas da cidade e o leva para casa. Na mesma noite, o artefato ganha vida e se aloja na coluna de Jaime, transformando-o no Besouro Azul.

Depois de várias confusões, ele descobre que o escaravelho é um artefato criado pelos Reach, uma civilização alienígena conhecida como Khaji Dha.

Graças a isso, ele ganha poderes como super-força, visão de raio X, capacidade de voo e controle de mente.

O que você achou? Siga @siteepipoca no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui.

Veja mais ›